Por Luís Eduardo de Sousa
(Folhapress) — O Fantástico (TV Globo) exibe neste domingo (31) uma entrevista com o filho de Gal Costa, Gabriel da Costa Penna Burgos, e a viúva da cantora, Wilma Teodoro Petrillo. É a 1ª vez que os dois falam desde que Gabriel entrou na Justiça contra ex-companheira da mãe. O jovem, que se tornou maior de idade recentemente, contesta o direito de Wilma à herança da artista e afirma que as duas não formavam um casal.
Gal Costa morreu no dia nove de novembro de 2022. Na época, Gabriel concedeu entrevista ao programa da TV Globo e deu detalhes sobre a infância com a mãe e o relacionamento com Petrillo, que também atuava como empresária da cantora. Na ocasião, o jovem afirmou que tinha um bom relacionamento com Wilma, a quem chamava de “madrinha”. Pouco mais de um ano depois, no entanto, ingressou com a ação no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
A disputa começou quando Gabriel completou 18 anos e saiu da casa onde viveu desde a infância com Gal e Petrillo, na Zona Oeste de São Paulo. A ação, que corre em segredo de justiça, foi ajuizada dias depois.

Filho de Gal Costa, Gabriel quer exumação do corpo da mãe e transferência do corpo para o Rio de Janeiro, onde ela queria ser enterrada. Foto: Reprodução
Em fevereiro, Luci Viera Nunes, advogada de Gabriel, afirmou à Folha que Gal deixou pronto um testamento antes de adotar o filho e que Petrillo sabia que não estaria entre as herdeiras. A defesa afirmou ainda que os bens da cantora deveriam ser destinados à Fundação Gal Costa. Petrillo teria assinado o documento como testemunha e sabia que nada herdaria.
À época da morte da cantora, em novembro de 2022, Gabriel chegou a ficar sob a guarda de Petrillo, também nomeada a inventariante do espólio, que tentava reconhecer, na Justiça, a união estável, fruto do relacionamento que manteve com Gal Costa por quase três décadas. Em meio à briga judicial, a Defensoria Pública entrou no imbróglio e se manifestou contrária ao reconhecimento de união estável entre Petrillo e Gal.
Gal Costa: filho desconfia de como mãe morreu
Agora, adicionalmente, além das questões envolvendo a herança, o jovem pede a exumação do corpo da mãe. Em trechos da entrevista divulgados pela TV Globo, Gabriel diz “querer saber se foi parada cardíaca a causa da morte da mãe”. Wilma, por sua vez, contesta a solicitação e questiona: “não sei do que ele está desconfiado, se ele acha que eu matei ela, que eu matei Gal.”
Desde a morte da ex-companheira, a empresária pouco se manifestou sobre o relacionamento que mantinha com Gal. Em 2023, reportagem de Thallys Braga na Revista Piauí revelou pormenores da vida do casal, e trouxe à tona acusações contra a empresária que envolviam assédio moral, golpes e ameaça. À época, Wilma também não se manifestou.
A reportagem desde domingo consistirá na primeira aparição consistente da viúva em meio às polêmicas que envolvem seu nome. O Fantástico vai ao ar entre 20h30 e 23h.
Relacionados
Justiça nega pedido de primas de Gal para que antigo testamento volte a ter validade jurídica
Objetivo seria a criação da Fundação Gal Costa, desejo manifestado pela cantora
Defesa de Wilma Petrillo pede perícia psicológica do filho de Gal Costa: ‘Pode estar vulnerável’
Filho da cantora põe em dúvida certidão de óbito e relação de Gal com Wilma
Filho de Gal Costa diz querer ‘ter certeza’ de que mãe morreu de parada cardíaca
Em entrevista ao Fantástico, filho da cantora põe em dúvida certidão de óbito e Wilma Petrillo responde com ironia