Por Rodrigo Gomes — Brasil de Fato
O filme brasileiro “O último azul” ganhou o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, na tarde de sábado (22). Dirigido pelo cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, o longa traz no elenco Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, que compareceram à cerimônia de premiação.
O Urso de Ouro do Festival de Berlim foi para o norueguês “Drommer”, de Dag Johan Haugerud.
A trama de “O último azul” se passa em um futuro distópico, onde pessoas com mais de 75 anos são despachadas para colônias. Prestes a ser exilada, a protagonista Tereza (Denise Weinberg) se rebela em uma tentativa de fuga pelos rios amazônicos.
Filme brasileiro no Oscar
A premiação ocorre a uma semana do Oscar, em que “Ainda estou aqui” de Walter Salles compete. O Brasil não recebia o Grande Prêmio do Júri no festival desde 1978 quando “A queda” de Ruy Guerra e Nelson Xavier foi premiado.
É a primeira vez que um longa nacional leva o Grande Prêmio do Júri desde 1978, quando “A queda”, de Ruy Guerra e Nelson Xavier, foi laureado. O Brasil já levou o Urso de Ouro em duas ocasiões — com Central do Brasil, em 1998, de Walter Salles, e com “Tropa de elite”, em 2008, de José Padilha.

“Ainda estou aqui” concorre a três categorias no Oscar
A premiação impulsiona a atenção internacional aos filmes brasileiros há uma semana da cerimônia do Oscar, no próximo domingo (2), quando “Ainda estou aqui” compete pelas estatuetas de melhor filme, melhor atriz e melhor filme internacional.
Relacionados
Ingressos para ‘Ainda Estou Aqui’ se esgotam em duas horas em estreia na China
Vencedor do Oscar brasileiro estreia quando China reduz exibição de filmes dos EUA
Traficante morto foi filmado por idosa que inspirou filme com Fernanda Montenegro
'Marmitão' foi morto durante a ação para tentar prender os assassinos do policial civil João Pedro Marquini
‘O Agente Secreto’, filme com Wagner Moura, é selecionado para Cannes 2025
No total, foram anunciados 19 filmes pela Palma de Ouro