Uma frente fria, que se formou no Sul do país no início desta semana, avança para o Sudeste nesta quinta-feira (21), causando chuvas intensas e volumosas, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com os meteorologistas do Meteored, o frio volta a marcar presença na região, principalmente na sexta-feira (22).
Frente fria
Com a chegada da frente fria, São Paulo já deve ter áreas de instabilidade na manhã desta quinta-feira. À tarde, são esperadas chuvas volumosas e de até moderada intensidade e que podem vir acompanhadas de trovoadas na faixa leste, no oeste, no sudoeste e no noroeste de São Paulo, na metade sul do Espírito Santo e no leste e sudeste de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, as chuvas devem ocorrer de forma mais fraca.
O frio também será uma característica nos próximos dias porque uma massa de ar frio vai penetrar na região Sudeste.
Inmet faz alerta para perigos relacionados às chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta para perigos relacionados às chuvas nesta quinta. A previsão é de precipitações bastante intensas em todas as cinco regiões do país, com alertas de perigos potenciais.
De acordo com o Inmet, as chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser intensos no Norte e no Centro-Oeste. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para Sudeste e Sul, a previsão é de perigos potenciais. As chuvas vão ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos também serão intensos (40–60 km/h). Existe, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No Nordeste, a quinta-feira será de nuvens e pancadas de chuva. O sinal de alerta existe apenas para o Oeste da Bahia, e o Sul do Piauí e do Maranhão.
Deixe um comentário