Uma nova frente fria que se formou no Sul do país deve amenizar as temperaturas nos Centro-Sul nos próximos dias. De acordo com os meteorologistas do Climatempo, o fenômeno deve avançar para o Centro-Oeste e para o Sudeste entre esta sexta (27) e sábado (28).
O sistema deve, também, levar chuva para parte do Centro-Sul do país. O alívio nas altas temperaturas, no entanto, será breve.
Frente fria: chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a faixa que se estende do leste de Santa Catarina chega até Rondônia, passando pelo leste do Paraná, sudoeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso deve ter até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos, de até 60 km/h.
No leste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e oeste do Mato Grosso do Sul, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia e os ventos a 100 km/h.
Alívio breve no calor
A frente fria vai conseguir somente amenizar um pouco as altas temperaturas provocadas pela sétima onda de calor do ano na última semana. Em São Paulo, por exemplo, onde a máxima superou os 36 °C nesta semana, os termômetros não devem ficar na casa dos 30 °C nesta sexta (27). No sábado, a máxima não passa dos 20 °C.
Apesar do refresco previsto, neste fim de semana volta a esquentar. Em boa parte da faixa mais central do Brasil, a massa de ar frio nem chega a avançar.
Volta das chuvas regulares
Apesar do calor previsto para o início da estação, a expectativa é também da volta das chuvas regulares ao longo da primavera. Em outubro, a chuva deve voltar a ser mais constante na faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e o Acre.
Em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará. Em dezembro, a chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.
SAIBA MAIS:
Primavera terá chuva que ameniza queimadas, mas será mais quente que o normal
Deixe um comentário