ICL Notícias

Frente fria deve trazer chuvas hoje para áreas sob enchentes do Rio Grande do Sul

Há risco de fortes precipitações e temporais isolados, principalmente nas áreas próximas à fronteira com Uruguai
08/05/2024 | 05h00

Um frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8). Já pela manhã está prevista chuva para as regiões Oeste e no Sul do estado.

Há risco de fortes precipitações e temporais isolados, principalmente nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho. A informação é do Metsul Meteorologia.

Nas demais regiões do estado, o sol aparece com nuvens, a nebulosidade aumenta e depois chove. Porto Alegre, que nesta terça-feira (7) foi a 33 °C, deverá ter temperatura em torno de 27 °C ou 28 °C, com chance de chuva, que não deve ter volume alto, na segunda metade do dia.

O sol aparece com nuvens na Grande Porto Alegre, entretanto a nebulosidade aumenta no decorrer do dia com a chegada de uma frente fria e o tempo se instabiliza com chuva.

Frente fria

Os volumes de chuva não devem ser muito altos, mas podem ocorrer trovoadas. Antes da chuva, o tempo vai estar quente e abafado com sensação ainda de calor, mas não vai aquecer tanto quanto nesta terça-feira.

Na quinta, o tempo melhora na maioria das cidades gaúchas com o ingresso de ar frio com vento Sul, que deixará a temperatura amena. O vento Sul, porém, deve represar o Guaíba na Lagoa dos Patos e gerar elevação mesmo que temporária do nível, já em patamar crítico. No Norte do estado, a quinta ainda tem chuva.

Na sexta, o tempo volta a se instabilizar na maioria das regiões com chuva e que pode ser localmente forte, uma vez que a frente fria não rompe o bloqueio da massa de ar seco e quente do Centro do Brasil.

A instabilidade persiste no fim de semana e durante o início da próxima, o que vai levar aos altos volumes de chuva. O tempo melhora entre terça e quarta da semana que vem com uma massa de ar polar que vai trazer um declínio bastante acentuado da temperatura e os primeiros dias gelados do ano.

Leia também

Rio Guaíba deve levar ao menos 30 dias para restabelecer nível abaixo dos 3 m, diz UFRGS

Na maior catástrofe do RS, extrema direita espalha fake news e atrapalha doações

Porto Alegre não investiu um centavo em prevenção contra enchentes, diz site

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail