ICL Notícias
Meio Ambiente

Final de semana com frente fria traz mais chuvas para o Centro-Sul do país

Sul e Sudeste terão chuva intermitente e temperaturas mais amenas, no Norte e Nordeste tempo segue quente e firme
25/10/2024 | 06h50

Um frente fria combinada a um ciclone extratropical que se formou no Sul do país, a partir do Uruguai, vai deixar instabilidades no tempo no Centro-Sul nos próximos dias. Mesmo com o afastamento do ciclone para alto-mar a partir da sexta-feira (25), a frente fria ganha força, provocando chuva intermitente ao longo do fim de semana.

As regiões ao leste do Rio Grande do Sul, boa parte do Paraná e de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul, extremo sul de Goiás, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro podem registrar acumulados de até 100 milímetros de chuva por dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As chuvas previstas para esses locais estão classificada com alerta laranja que, segundo a classificação do InMet, representam risco potencial de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta laranja é emitido quando a previsão é de chuva entre 50 e 100 mm por dia, ventos de velocidade entre 60 e100 km/h, e queda de granizo.

Mapa elaborado pelo InMet mostra as classificações de alerta metereológico para sexta-feira (25). (Fonte: InMet)

Nas regiões Norte e Nordeste, o tempo segue firme e quente, com algumas pancadas localizadas, especialmente no oeste da região Norte.

A frente fria que avança pelo Oceano Atlântico deve favorecer a formação de um corredor de umidade que se estende da Amazônia até o Sudeste.

Se esse corredor de umidade persistir por pelo menos quatro dias consecutivos, se estabelece a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), isto é, uma extensa faixa de nuvens que se estende vai do Norte ao Sudeste do Brasil e mantém o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.

Mais chuva e queda nas temperaturas

Com o avanço da frente fria, a tendência é que boa parte dos estados do Centro-Sul tenham queda nas temperaturas. Em São Paulo, por exemplo, o sábado (26) deve ter máxima de 26 °C, mas no domingo (27), as temperaturas não passam dos 20 °C.

No Rio de Janeiro, a diferença entre as máximas previstas para sábado e domingo é ainda maior. A capital fluminense deve ter um sábado ainda de muito calor, com 34 °C, e um domingo mais ameno, com termômetros na casa dos 24 °C.

No Sul, a expectativa é de um domingo também mais frio. A máxima não passa dos 17 °C em Curitiba e dos 23 °C em Florianópolis.

 

SAIBA MAIS:

Frente fria e ciclone extratropical intensificam a chuva e ventos no Sul, SE e CO

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail