ICL Notícias

Mais uma vez, o racismo dá as caras em um estádio de futebol. Mas desta vez, com uma pitada a mais de crueldade: a vítima é um jogador ainda em formação, da categoria sub-20 do Palmeiras.

Luighi, atacante do time paulista, foi alvo de insultos racistas durante o jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, nesta quinta-feira (6).

(Foto: Reprodução Instagram)

As imagens da transmissão da TV mostram um homem imitando um macaco no Estádio Gunther Vogel, em Assunção, no Paraguai.

Na entrevista ao fim do jogo Luighi cobrou do jornalista o fato de não fazer pergunta sobre o ocorrido. “É sério isso? Não vai perguntar sobre o ato de racismo? Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime”, disse o atleta, com os olhos molhados pelas lágrimas.

“Você ainda vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso, a CBF, sei lá quem… Não ia perguntar sobre isso, né? O que fizeram comigo foi um crime. Aqui é formação. A gente tá aprendendo”, desabafou.

O Palmeiras emitiu nota em apoio ao jogador. “É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da Conmebol”, afirmou o clube.

No texto, o clube diz que irá “até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”.

“Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você”, concluiu o Palmeiras.

Em um momento raro de união no futebol, clubes rivais do Palmeiras também se manifestaram em solidariedade ao jogador e condenando o racismo.

O Corinthians compartilhou a postagem feita pelo Verdão e comentou: “O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza ao atleta Luighi, reiterando o absoluto repúdio aos atos racistas que frequentemente acontecem contra jogadores brasileiros. Acima de qualquer rivalidade, esta luta é contra o racismo”.

Também o São Paulo repudiou as ofensas. “Nossa total solidariedade a você, Luighi. Parabéns pela coragem em seu desabafo e posicionamento. Você representou milhões de pessoas que não aguentam mais sofrer com atos criminosos como esses. Que os responsáveis sejam punidos. Independentemente de clubes e rivalidades, que lutemos juntos contra esses episódios lamentáveis e repugnantes de racismo. Basta”, pediu o tricolor.

O Santos Futebol Clube também postou no X uma mensagem sobre o episódio: “Mais um jovem brasileiro que é alvo de racismo durante uma partida de futebol”, destacou o clube da Baixada Santista.

O Vasco, que tem a história marcada pela luta contra o preconceito, foi outra agremiação a engrossar o coro. “O Vasco da Gama, clube do Respeito, da Igualdade e da Inclusão, lamenta profundamente mais um episódio de racismo no futebol”, diz a postagem no X. “Desta vez, a vítima foi o jovem Luighi, atleta do Sub-20 do Palmeiras, durante a disputa da Libertadores. Infelizmente, ele se soma a tantos outros que já sofreram esse crime inaceitável. E enquanto medidas efetivas não forem tomadas, novos casos continuarão a acontecer”.

O texto termina pedindo punição rigorosa, algo que raramente se vê no futebol nesse tipo de episódio.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail