Com Brasil de Fato
A deputada eleita na Argentina e chanceler designada pelo presidente eleito Javier Milei, Diana Mondino, se encontrou hoje para reunião de trabalho com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. O encontro foi no Itamaraty, em Brasília.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mondino convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia de posse de Milei, que acontecerá em 10 de dezembro.
Mondino e Vieira também discutiram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Argentina e o atual estágio das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
A deputada eleita e Chanceler designada pelo governo Milei, Diana Mondino, encontra-se em Brasília, para reunião de trabalho com o Ministro Mauro Vieira. Na ocasião, entregou convite do Presidente eleito Javier Milei para que o Presidente Lula participe da sua posse, em 10/12 🇦🇷. pic.twitter.com/MR7kLjeVgf
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 26, 2023
A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
Após reunião, Mondino repostou a publicação do MRE sobre o encontro. Segundo ela, o encontro teria servido para distensionar a relação com o Brasil.
Durante a campanha eleitoral, Javier Milei atacou Lula e chegou a chamar o presidente brasileiro de corrupto. Milei também prometeu distanciamento da Argentina com o Mercosul.
CARTA DE MILEI
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta para o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva,para convidá-lo para sua posse. No texto, ele também deseja que o tempo em comum de ambos como presidentes seja de “construção de laços”.
“Estimado presidente, te faço chegar a presente mensagem, portador de meus cordiais cumprimentos, para transmitir o convite que me acompanhe, no próximo dia 10 de dezembro, nos atos que aqui terão lugar por motivo de minha ascensão ao mandato presidencial”, diz o documento.
“Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa esse momento de transição para a memória histórica da Argentina, seu povo, e naturalmente, para mim e minha equipe”, continua a carta.
Por fim, Milei deseja que seu tempo em comum com Lula como presidentes “seja frutífero e de construção de laços”, diz que espera encontrar o presidente brasileiro “em breve” e que envia seus cumprimentos “com estima e respeito”.
Relacionados
Conheça 5 chuvas de meteoros que podem ser vistas no Brasil em 2025
Popularmente conhecidos como ‘estrelas cadentes', cinco desses fenômenos astronômicos poderão ser observados no Brasil este ano
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Desafio do Brasil é transformar Inteligência Artificial em aplicações de uso comercial
Afirmação é de autor de estudo sobre panorama da IA no país