ICL Notícias

Futura chanceler argentina convida Lula para posse e Milei manda carta amistosa

Diana Mondino esteve em reunião de trabalho com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira
27 de novembro de 2023

Com Brasil de Fato

A deputada eleita na Argentina e chanceler designada pelo presidente eleito Javier Milei, Diana Mondino, se encontrou hoje para reunião de trabalho com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. O encontro foi no Itamaraty, em Brasília.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mondino convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia de posse de Milei, que acontecerá em 10 de dezembro.

Mondino e Vieira também discutiram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Argentina e o atual estágio das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.

Após reunião, Mondino repostou a publicação do MRE sobre o encontro. Segundo ela, o encontro teria servido para distensionar a relação com o Brasil.

Durante a campanha eleitoral, Javier Milei atacou Lula e chegou a chamar o presidente brasileiro de corrupto. Milei também prometeu distanciamento da Argentina com o Mercosul.

CARTA DE MILEI

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta para o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva,para convidá-lo para sua posse. No texto, ele também deseja que o tempo em comum de ambos como presidentes seja de “construção de laços”.

“Estimado presidente, te faço chegar a presente mensagem, portador de meus cordiais cumprimentos, para transmitir o convite que me acompanhe, no próximo dia 10 de dezembro, nos atos que aqui terão lugar por motivo de minha ascensão ao mandato presidencial”, diz o documento.

“Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa esse momento de transição para a memória histórica da Argentina, seu povo, e naturalmente, para mim e minha equipe”, continua a carta.

Por fim, Milei deseja que seu tempo em comum com Lula como presidentes “seja frutífero e de construção de laços”, diz que espera encontrar o presidente brasileiro “em breve” e que envia seus cumprimentos “com estima e respeito”.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail