Por Sabrina Craide – Agência Brasil
O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19h de hoje. Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, ontem (12).
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou ontem e vai até sexta (17), na página do participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Relacionados
Site do Inep fica instável em dia de divulgação da nota do Enem
Usuários relataram instabilidade de acesso no site desde às 6h da manhã
Servidores ameaçam greve nos dois principais órgãos ligados ao MEC
Categoria reclama de falta de pessoal e baixo salário no FNDE e no Inep, que faz o Enem
Nenhuma escola militar consegue atingir nota mil na redação do Enem 2023
Segundo o Inep, 60 alunos com pontuação máxima são de colégios particulares e públicos