Por Lucas Luciano — Tempo Real
O Gaeco, do Ministério Público do Rio, cumpre, nesta terça-feira (25), 12 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas investigadas por participarem de um esquema de fraudes em licitações envolvendo contratos com prefeituras da Baixada Fluminense. O MPRJ afirma que uma empresa foi favorecida em licitações para fornecer refeições hospitalares e kits de merenda escolar em Japeri.
O Gaeco instaurou a investigação para apurar a existência de uma organização criminosa que utilizava empresas em nome de sócios “laranjas” e simulava concorrência em processos licitatórios, alternando-se como vencedoras, em um esquema de cartel. Dentre elas, está a Nutrifoods Refeições Ltda., suspeita de firmar contratos irregulares com as prefeituras de Magé, Japeri e Nilópolis.

MPRJ cumpre mandado na Baixada Fluminense. (Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com os promotores de Justiça, em Japeri, a Nutrifoods teria sido favorecida em licitações direcionadas pelas secretarias de Educação e de Saúde para o fornecimento de refeições hospitalares e de kits de merenda escolar — inclusive durante o período da pandemia.
Em setembro de 2021, segundo o MPRJ, a empresa entregou kits a alunos da rede municipal com cinco meses de atraso e contendo alimentos impróprios para o consumo.
Os mandados obtidos pelo MPRJ junto ao Juízo da 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital estão sendo cumpridos em diversos endereços na Baixada Fluminense pelo Gaeco (Nilópolis, Nova Iguaçu e Japeri) e em Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
Relacionados
Vistoria no Cristo Redentor aponta risco de incêndio florestal por sistema de iluminação
Ofício do Iphan indica mau estado de conservação da fiação elétrica dos refletores da estátua
Homem invade ônibus, luta com motorista e assume direção no RJ
Caso aconteceu na Taquara, Zona Oeste, em coletivo que seguia para Nova Iguaçu, Baixada Fluminense
Casa de atendimento à mulher vítima de violência terá novas unidades no RJ
São Cristóvão, na capital, e Volta Redonda, no interior do estado, receberão os serviços