ICL Notícias

Golpe do Pix: bancos lançam campanha para reduzir riscos

Os alertas são para que os usuários desconfiem de mensagens suspeitas de pessoas que passam por funcionários de bancos e evitem clicar em links suspeitos recebidos por aplicativos
27 de novembro de 2023

Os bancos e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram uma campanha para alertar sobre os riscos de golpes com o Pix na internet. Os alertas são para que os usuários desconfiem de mensagens suspeitas de pessoas que passam por funcionários de bancos e evitem clicar em links suspeitos recebidos por aplicativos.

Os criminosos utilizam técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele forneça informações adicionais, como senhas, ou faça transações a favor das quadrilhas. Dentre os principais golpes, a Febraban alerta para golpe do falso funcionário do banco, da clonagem do Whatsapp e do aplicativo que cria um recibo de pagamento via Pix.

Anotar senhas de acesso a contas bancárias em blocos de notas, e-mails, mensagens de Whatsapp ou em outros locais do celular é outro fator que pode aumentar a vulnerabilidade. Além disso, algumas pessoas costumam usar a mesma senha de acesso a bancos em outros aplicativos, em sites de compras ou serviços da internet.

Promulgada neste ano, a Lei 14.155 prevê punições severas para fraudes e golpes em meios eletrônicos, que podem levar até oito anos de prisão, com agravamento caso a vítima seja pessoa idosa ou vulnerável.

Com informações do jornal O Globo.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail