A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os cinco golpes cibernéticos mais comuns em que os bandidos conseguem induzir a vítima a fazer um PIX ou uma transferência bancária.
Golpe do 0800
Nessa modalidade de golpe, os criminosos enviam uma mensagem de SMS para a vítima, se passando por um banco e informando de uma transação suspeita de uma compra de alto valor. Eles pedem que a pessoa entre em contato com uma suposta central de atendimento para receber auxílio.
O contato é feito por meio de um número 0800, para passar confiança à vítima. Ao ligar para a suposta central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente.
O criminoso, então, induz a vítima a fornecer dados pessoais, fazer uma transação para “regularizar” a situação ou baixar algum software espião.
Como se prevenir?
Para não cair no golpe do 0800, não se deve ligar para números recebidos por mensagens, mesmo os que comecem 0800. Caso queira ligar para o seu banco, o ideal é consultar o número no verso do cartão de crédito ou débito.
Os bancos nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais em ligações. Além disso, as instituições financeiras não pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta e nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema.
Golpe da tarefa
No golpe da tarefa, os criminosos utilizam aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e prometem pagamentos por tarefas aparentemente simples, como curtir publicações, seguir perfis e fazer comentários.
Os golpistas, então, pedem um pequeno investimento inicial para “liberar” ou “aumentar” os ganhos, ou solicitam informações pessoais e dados bancários sob o pretexto de pagamento. Os valores prometidos por eles nunca são pagos.
Como se prevenir?
A Febraban recomenda sempre a desconfiar de uma proposta de trabalho que seja preciso pagar antes de receber o dinheiro, bem como de promessas de vantagens exageradas. Jamais deposite dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de garantir uma oportunidade ou um negócio.
Golpe da clonagem do WhatsApp
Nesse golpe, o criminoso envia mensagens pelo WhatsApp fingindo ser de uma empresa que a vítima tem cadastro. O bandido, então, pede para ela passar um código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.
Esse código permite que o criminoso consiga acessar a conta de WhatsApp em outro celular e enviar mensagens para os contatos da pessoa, se passando por ela, pedindo dinheiro emprestado via PIX.
A melhor maneira de não ser vítima desse golpe é utilizar a opção de “Verificação em duas etapas” do seu aplicativo para evitar clonagens.
Golpe de engenharia social com WhatsApp
O bandido se utiliza de um novo número, com nome da pessoa e fotos coletadas em suas redes sociais, para enviar mensagens dizendo ter trocado de número, e pedindo dinheiro, dizendo ser uma emergência.
Como se prevenir?
É importante tentar entrar em contato com o verdadeiro dono da identidade por meio do número antigo, preferencialmente por ligação telefônica, antes de fazer qualquer transferência. O ideal, se possível, é deixar as suas redes sociais restritas, dificultando o acesso dos bandidos aos dados pessoais e sempre desconfiar de pedidos de dinheiro inesperados.
Golpe do acesso remoto
Os criminosos buscam enganar as vítimas para que revelem informações pessoais e financeiras sob o pretexto de resolver um problema de segurança com suas contas ou serviços.
O fraudador usa termos técnicos e procedimentos que parecem legítimos para ganhar a confiança da vítima e diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar um suposto problema. Isso pode ser feito por SMS, e-mails falsos ou links em aplicativos de mensagens.
Os links instalam um software espião, que dará acesso a todos os dados que estão no celular.
Como se prevenir?
A Febraban alerta que bancos nunca ligam para o cliente ou mandam mensagens ou e-mails pedindo para que ele instale algum tipo de aplicativo em seu celular, para supostamente regularizar um problema na conta.
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