O Google oficializou nesta terça-feira (11) o lançamento do “modo ladrão” para aparelhos Android. A mais nova funcionalidade pretende combater roubos bloqueando a tela do celular quando é identificado que ele foi arrancado de forma abrupta das mãos do usuário.
A gigante da tecnologia confirmou o lançamento da função no Brasil e anunciou que o país será o primeiro a receber o recurso. O “modo ladrão” começará a fase de teste a partir de julho para alguns usuários, que deverão ter no aparelho o Android 10 ou superior para ativar a função.
Segundo o Google, o recurso usa inteligência artificial e o acelerômetro do celular para detectar possíveis roubos. Quando o aparelho é puxado das mãos do usuário, a tela é logo bloqueada.
Em seguida, aparece a seguinte mensagem: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. Com o bloqueio, o aparelho só poderá ser ativado com a senha.
De acordo coma empresa, o “modo ladrão” consegue identificar roubos a pé, de bicicleta, de moto e carro.
“Modo ladrão” e gangue da bicicleta
Segundo o Google, a “gangue da bicicleta”, quadrilha que atua no centro da cidade de São Paulo roubando celulares, motivou a criação do “modo ladrão”.
A empresa informou que, em setembro de 2023, diversas lideranças do Android vieram ao Brasil para entender como são os roubos de celular no país.
Houve diversas reuniões entre os executivos que vieram ao Brasil e o então secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, o responsável pelo aplicativo “Celular Seguro“, do Governo Federal.
Segundo Bruno Diniz, engenheiro de software do Google, o Brasil é uma prioridade altíssima para a liderança do Android, e o contexto adquirido aqui foi de grande importância para o anuncio do novo recurso.
Para poder usar o “modo ladrão”, é necessário ativar o bloqueio de detecção de roubo nas configurações do aparelho. Contudo, o Google alerta que, depois de ativado, pode ocorrer de o dispositivo identificar um movimento abrupto por engano e bloquear a tela.
Outros anúncios
Além do dessa novidade, o Google for Brasil 2024 também divulgou o “Bloqueio de dispositivo offline”, que bloqueia a tela do celular automaticamente caso fique muito tempo sem acesso a internet.
A ideia é evitar que criminosos desconectem o aparelho da internet para não serem localizados.
A big tech também falou sobre bloqueio remoto sem login de aparelhos, que visa facilitar o acesso indevido ao aparelho caso ele seja roubado, furtado ou perdido, acessando uma página dedicada. Nela, o usuário poderá digitar o número do seu celular para fazer o bloqueio da tela instantaneamente a partir de outro dispositivo.
Leia também
Celular Seguro ganha nova versão com melhorias de acesso e segurança
MPF e DPU acionam Google por disseminação de discursos de ódio
Deixe um comentário