ICL Notícias

Inteligência artificial: Google lança modelo para concorrer com o ChatGPT

Batizado de Gemini, ferramenta consegue combinar texto, imagens, áudio, vídeo e código de programação, e pode rodar em grandes infraestruturas e celulares
7 de dezembro de 2023

O Google anunciou ontem a chegada do Gemini. A nova ferramenta de inteligência artificial (IA) está integrada ao Bard, concorrente direto do ChatGPT). Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas em inglês.

De acordo com o Google, o Gemini pode realizar tanto tarefas complexas, que exijam grande capacidade de raciocínio, quanto trabalhos de casa de estudantes.

O Google também informou que o Gemini, em testes de conhecimento e solução de problemas, conseguiu superar a capacidade humana.

Ainda segundo o Google, o Gemini é um modelo multimodal com capacidade de entender separadamente cada formato, como textos, imagens, áudios e códigos.

COMO FUNCIONA

O Gemini é mais flexível IA do Google. Seu uso pode ser feito em diversos dispositivos, como celulares, além de infraestruturas grandes, como as de data centers. Possui três variantes — Ultra, Pro e Nano.

  • O Gemini Ultra é voltado a resolver tarefas mais complexas e estará disponível no próximo ano.
  • A versão Pro é o primeiro contato com o público pelo Gemini com promessa de desenvolver um melhor raciocínio, planejamento e compreensão. Foi lançada em inglês em mais de 170 países e tem maior compreensão de linguagem multitarefa em massa (MMLU), e raciocínio matemático (GSM8K).
  • O Gemini Nano foi criado para a utilização em dispositivos móveis e sem a necessidade de conexão com a internet. Desenvolvido para o celular do Google, Pixel 8 Pro, com a função multimídia de transformar áudios em resumos e sugerir respostas inteligentes no WhatsApp.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail