Por Catarina Duarte — Agência Pública
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse que o município de Pomerode (SC), que fica na região do Vale do Itajaí, se destaca pela “cor da pele das pessoas”. Segundo o Censo 2022, a população da cidade é majoritariamente branca (80,4%).
A fala ocorreu durante a abertura da 40ª Festa Pomerana, ocorrida na quarta-feira (15/1) e o áudio foi divulgado pela própria assessoria de imprensa do próprio governo.
“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós. Então, está aqui em Pomerode, todas as pessoas que vêm para cá voltam. É sinal que gostou, é sinal que faz a diferença na vida das pessoas. Então, é por isso que comemorar, apoiar, ajudar numa festa como essa é uma obrigação do Governo do Estado”, disse Jorginho Mello.
Pomerode é uma cidade de 34 mil habitantes, segundo o IBGE. Em seu site oficial, a prefeitura informa que o município tem colonização alemã. O Censo 2022 mostrou que 16,9% da população é preta.
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jorginho foi eleito governador com 70,69% em disputa contra Décio Lima (PT).

Governador Jorginho Mello na 38ª edição da Festa Pomerana, em 2023. Declaração foi dada na quarta-feira (15/1) no evento deste ano (Foto: Eduardo Valente/SECOM)
O que diz o governador
O governador de Santa Catarina foi procurado por meio da assessoria do governo. Não houve retorno até a publicação do texto. A matéria será atualizada caso haja.
Relacionados
Relatorias da ONU cobram Brasil por caso de mulher escravizada na casa de juiz de SC
Sônia Maria de Jesus é surda e segue no local onde foi encontrada em situação análoga à escravidão
Estudantes e professores de escola particular fazem ato contra racismo em bairro nobre de SP
Estudantes denunciam que foram vítimas em shopping do bairro nobre da capital paulista
Diretora de ONG denuncia racismo contra filha de 7 anos em academia no Rio
De acordo com a mãe, crianças se recusaram a brincar com a menina por ela 'ter pele escura'