Por Vitor Abdala – Brasil de Fato
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou um repasse de R$ 4,12 milhões a Angra dos Reis, no sul fluminense, para “ações de ajuda humanitária”, devido às chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no fim de semana. No último domingo (6), o governo federal reconheceu a situação de emergência em Angra e em Petrópolis, na região serrana.
Emergência sanitária em Angra
Além disso, nessa terça-feira (8), a prefeitura da cidade decretou emergência sanitária no município, por causa do comprometimento das atividades de unidades de saúde do do Complexo de Saúde do Parque Mambucaba, que abrange a Clínica da Família, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24horas, o Centro de Especialidades Odontológicas e o SPA Odontológico.
De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos, as unidades, que atendem cerca de 40 mil moradores da região, foram atingidas pela inundação. “No Complexo de Saúde, registramos perdas de computadores, móveis, insumos, medicamentos e prontuários físicos”, informou.

Angra e Petrópolis sofreram muito com as grandes chuvas do último final de semana (Foto: Arquivo / Defesa Civil)
O decreto terá validade de 180 dias. A Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada a adotar medidas administrativas urgentes para enfrentar a crise, incluindo a aquisição direta de bens e serviços necessários para a manutenção dos atendimentos a população do município.
O ministro Waldez Góes, recebeu em Brasília o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti. A ajuda humanitária do governo federal permitirá a estruturação de ações de restabelecimento e reconstrução de áreas danificadas.
Alerta de doenças
Outro ponto de alerta no decreto de emergência em saúde pública é o aumento do risco de doenças como hepatite A, leptospirose e dengue, enfermidades comumente associadas a períodos de enchente de Angra.
A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa que tenha tido contato com a água de enchente procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima, caso apresente, sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, diarreia ou outras condições incomuns.
Relacionados
Por mais mulheres em espaços de poder
Elas ocupam apenas 16% dos cargos em conselhos de administração de empresas no Brasil; PL propõe mínimo de 30%
Embate de Moraes com Espanha vira alvo político, e governo Lula recorre por extradição
Influenciador Oswaldo Eustáquio, alvo de dois mandados de prisão, está fora do Brasil desde 2023
Governo propõe energia gratuita para famílias de baixa renda: veja como vai funcionar
A ideia da proposta, encaminhada à Casa Civil na quarta-feira (16), é isentar até 60 milhões de brasileiros