O Itamaraty divulgou nota na segunda-feira (29) sobre as eleições de domingo (28) na Venezuela. Sem cumprimentar Nicolás Maduro, declarado reeleito para o terceiro mandatopelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a nota do governo brasileiro afirma que “acompanha com atenção o processo de apuração”.
Diante dos resultados anunciados domingo (28) pelo CNE, que deram a vitória para Maduro com 51,2% dos votos contra 44,2 % para o adversário Edmundo González, o Brasil decidiu esperar manifestações da oposição e dos observadores internacionais do processo eleitoral da Venezuela.
Entre os observadores internacionais, está também na Venezuela o assessor para Assuntos Internacional da Presidência da República, Celso Amorim. Amorim, que chegou ao país antes da votação e acompanhou as eleições no domingo (28), elogiou a “participação expressiva” dos eleitores antes de começarem a ser divulgados os resultados.
Leia íntegra da nota do Itamaraty
“O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.
Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.
Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.”
SAIBA MAIS:
Governo Milei incentiva cerco à embaixada da Venezuela em Buenos Aires; veja imagens
Deixe um comentário