ouça este conteúdo
|
readme
|
O governo federal, a partir desta semana, iniciará uma nova fase do programa “Celular Seguro”. Serão enviadas notificações, por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp, a milhares de aparelhos de celular furtados e roubados que foram habilitados em uma nova linha telefônica.
Além de bloquear a linha telefônica e os aplicativos financeiros, o programa vai conseguir identificar e enviar uma mensagem ao portador do celular roubado. A informação foi revelada inicialmente pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Nas mensagens, os usuários dos celulares roubados serão avisados que se não devolverem o aparelho imediatamente na delegacia civil mais próxima, poderão ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Roubos de celulares vira foco do governo
Em declaração recente, o presidente Lula (PT) disse que não permitirá que o Brasil se torne uma “República de ladrões de celular”. Foi o próprio Lula quem fez, em dezembro, a encomenda de mudanças no Celular Seguro ao número 2 do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida.

Lula (PT) disse que não permitirá que o Brasil se torne uma “República de ladrões de celular”
A questão do roubo dos celulares virou um dos focos do governo junto a uma série de medidas para aumentar a popularidade. A Secom, de Sidônio Palmeira, já tem uma campanha preparada para essas medidas antirroubo de celular. Pesquisas mostram que esse crime é um dos que mais produzem desgaste de imagem ao governo federal.
Celular Seguro
O programa Celular Seguro, lançado em dezembro de 2023, permite às vítimas de furto e roubo bloquear seus dispositivos e aplicativos digitais rapidamente, reduzindo o risco de golpes financeiros. Agora, cada pessoa cadastrada pode indicar contatos de confiança autorizados a efetuar bloqueios, sendo possível, inclusive, que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site.

Celular Seguro, lançado em dezembro de 2023, permite às vítimas de furto e roubo bloquear seus dispositivos e aplicativos digitais rapidamente, reduzindo o risco de golpes financeiros
No entanto, cabe alerta, uma vez que o usuário bloqueie seu celular, o programa não oferece opção de desbloqueio. Para reverter a ação, os usuários devem contatar as operadoras e instituições financeiras para retomar o acesso, seguindo os procedimentos descritos nos termos de uso.
Relacionados
Pacote da segurança pública e processo contra Glauber Braga entram no radar do governo
Proposta para constitucionalizar o Susp e julgamento no Conselho de Ética serão acompanhados de perto pela articulação do governo
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida inclui famílias com renda de até R$ 12 mil
Decreto foi assinado por Lula; disponibilidade dos contratos ainda não foram divulgadas
Lula sanciona lei que garante reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência
Para ter acesso ao programa, as mulheres precisam apresentar documentos que comprovem a situação de violência