ICL Notícias

Governo federal reconhece situação de emergência no Rio e Região Metropolitana

Medida permite que cidades solicitem recursos da União para ajuda humanitária. Chuvas deixam 12 mortos
15/01/2024 | 18h47

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu hoje situação de emergência nas cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu. As fortes chuvas no último fim de semana deixaram pelo menos 12 mortos. Uma pessoa segue desaparecida.

O reconhecimento da situação de emergência é necessária para que os municípios possam solicitar recursos federais para assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas pelas chuvas.

Amanhã, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará no Estado do Rio para visitar as áreas afetadas. Ele também vai se reunir com representantes do governo fluminense e das prefeituras das cidades atingidas.

12 MORTOS

O governo estadual informou hoje que foram registradas 12 mortes pelas fortes chuvas do último fim de semana. Uma pessoa ainda segue desaparecida.

A 12ª vítima era um morador do Chapadão, na Pavuna, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Ele foi arrastado pela correnteza e o corpo só foi encontrado no início da tarde de hoje no bairro São Mateus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O Corpo de Bombeiros continua as buscas por uma mulher que teria desaparecido após a queda de um veículo no Rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, na noite do último sábado (13).

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

O temporal que atingiu principalmente a zona norte da capital e municípios da Baixada Fluminense, além de mortes, também deixou um rastro de destruição. O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o estado.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), 3 cidades da Baixada Fluminense registraram, no sábado (13) e no domingo (14), mais chuva do que a média para janeiro.

Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti tiveram volumes de chuvas entre 260 mm e 275 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média para janeiro fica entre 220 mm e 260 mm.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail