O governo federal anunciou a liberação de recursos emergenciais para as prefeituras do Rio Grande do Sul que foram reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) em situação de calamidade e de emergência. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin. O repasse prevê ainda um auxílio de R$ 800 por pessoa afetada pela passagem do ciclone extratropical.
Os recursos sairão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e visam ajudar as prefeituras locais a prestarem assistência às famílias desabrigadas. A transferência será feita após os municípios apresentarem o número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas.
“Nós vamos liberar R$ 800 por pessoa para que os governo locais possam prestar atendimento a quem perdeu suas moradias”, disse Geraldo Alckmin, após reunião com ministros no Palácio do Planalto.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, 79 municípios tiveram a situação de calamidade reconhecida pelo governo federal. O número, no entanto, pode aumentar.
“O reconhecimento poderá chegar a 83 municípios. Agora, cada município apresentará ali a relação dos números de desabrigados e nós estamos autorizados a atender a todos”, garantiu o ministro Wellington Dias.
VISITA
No próximo domingo, o presidente em exercício e ministros farão uma visita aos municípios do Rio Grande do Sul. A comitiva vai desembarcar em Lajeado e está prevista também a ida às cidades de Roca Sales e Arroio do Meio. Estão previstos encontros com representantes do governo estadual e prefeituras.
Além da visita, Geraldo Alckmin anunciou o envio de 20 mil cestas de alimentos, sendo que 5 mil delas já desembarcam no próximo domingo. Também será instalada uma sala de monitoramento do governo federal para reforçar a assistência aos municípios afetados. A coordenação será do comandante do Comando Militar do Sul, general de Exército, Hertz Pires do Nascimento.
CATÁSTROFE
Segundo o último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na noite de sexta-feira, as chuvas provocaram 41 mortes. Há ainda 46 pessoas desaparecidas, 43 feridos, 2.944 desabrigados e 7.607 desalojados, em 83 cidades. A estimativa do governo estadual é que mais de 120 mil pessoas tenham sido afetadas.
Relacionados
Shows da banda Ira! são cancelados após protestos de bolsonaristas no Sul
Local onde aconteceriam os shows informou que recebeu pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos e desistência de patrocinadores
10 cidades do Rio Grande do Sul são afetadas por fortes chuvas
Prioridade do governo é garantir a segurança da população
‘Fiz uma loucurinha’, diz pai em áudio depois de jogar filho de ponte no RS
Pai confessou assassinato e disse que um dia antes tentou esganar a criança