O governo federal vai pagar auxílio de R$ 2.640 para cerca de seis mil pescadores e marisqueiras de Alagoas afetados pelo risco de colapso e desabamento da Mina 18, da Braskem, em Maceió. O anúncio foi feito após reunião entre o governador Paulo Dantas (MDB-AL), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
De acordo com o senador Renan Calheiros, os recursos para o auxílio serão disponibilizados imediatamente. Objetivo é amparar os pescadores e marisqueiros da região, que estão impossibilitados de trabalhar.
“Foi apresentado projeto técnico para, se for o caso, levar adiante o tamponamento com areia para a dragagem das lagoas da região. O complexo lagunar é um importante centro de produção de proteína animal”, disse o senador.
Renan Calheiros informou ainda que o governo federal se comprometeu em fazer o acompanhamento psicossocial das vítimas da Braskem e estudar uma maneira de construir novas moradias. Cerca de 55 mil pessoas tiveram de deixar suas casas desde 2018.
“O vice-presidente Geraldo Alckmin se comprometeu em conversar com o presidente Lula para que eles possam realizar uma visita a Maceió e poderem ver de perto a situação”, acrescentou Calheiros.
CRÍTICAS
O governador Paulo Dantas (MDB) definiu o acordo de indenização estabelecido entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió de “ilegal” e “inconstitucional”. Ele ainda informou que solicitou revisão à Advocacia-Geral da União (AGU).
Pelo acordo, está estabelecida indenização moral por família no valor de R$ 40 mil. Para o governador, é preciso revisar a forma de indenizar as vítimas. “A indenização moral foi paga por imóvel, não pode ser por imóvel. A indenização moral tem que ser paga por cada vítima [cada membro da família]”, disse Dantas.
Relacionados
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Deputado que desejou morte de Lula vai ser investigado pela Polícia Federal
'Quero que morra', disse deputado sobre Lula