O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançou nesta sexta-feira (12), no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, a plataforma on-line Terras do Brasil. O programa busca agilizar o processo de regularização fundiária rural do país, integrando informações e soluções em um mesmo serviço.
A iniciativa tem como objetivo fornecer mapas interativos, gráficos estatísticos e painéis de transparência com resultados para auxiliar na arrecadação e destinação de terras públicas.
O enfoque do sistema será especialmente em terras estaduais e de forma integrada com os sistemas e cadastros do Incra e do governo federal. A ideia é facilitar o acesso às informações das terras brasileiras, agilizando processos e dando maior segurança para as famílias agricultoras, comunidades tradicionais e povos indígenas.
As terras mapeadas são aquelas arrecadadas pela União e que ainda não tiveram destinação definida, seja para a agricultura familiar, para o extrativismo, comunidades quilombolas, indígenas, tradicionais, concessão florestal, ou para unidades de conservação.
O Brasil tem a quinta maior área territorial do mundo — são mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente ao tamanho de 11 dos 12 países da América Latina juntos — e abriga boa parte das florestas, dos campos e das águas do planeta.
Iniciativas do Governo

Brasil tem mais de 50 milhões de hectares de terras públicas sem destinação na Amazônia Legal
Em outra iniciativa do ministério, a Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária já destinou mais de 6,6 milhões de hectares de terras públicas na Amazônia Legal para estudos que vão embasar a criação de novas áreas de proteção e desenvolvimento sustentável.
A plataforma também contará com outras funções para atender ao Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Terras públicas sem destinação
O Brasil conta com mais de 50 milhões de hectares de terras públicas sem destinação na Amazônia Legal. O Terras do Brasil, além de dados do governo federal, também cruzará informações fornecidas pelos órgãos estaduais.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Brasil define regras para contramedida a barreiras comerciais com novo decreto
Norma cria comitê interministerial para decisões rápidas e prevê medidas emergenciais e ordinárias com mais transparência e participação do setor privado
Governo lança programa que reduz IPI de carros populares até 2026
Iniciativa “Carro Sustentável” vai beneficiar modelos 1.0 flex fabricados no Brasil
No JN, Caco Antibes, Odete Roitman e os isentões reclamam do governo
É a turma convicta de que não há opressão de ricos contra pobres no Brasil