ICL Notícias

Grandes volumes de chuva atingem o Sudeste do Brasil nos próximos dias

Há indicação de chuva em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro
13 de janeiro de 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de grandes volumes de chuva nos próximos dias em áreas da Região Sudeste devido ao aumento da convergência de umidade sobre esta área.

Desde ontem, a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e baixos da atmosfera, potencializa as áreas de instabilidade e provoca chuvas intensas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A chuva forte pode provocar volumes significativos em alguns pontos, especialmente na faixa litorânea, leste e região do Vale do Paraíba, em São Paulo; sul/sudoeste e Zona da Mata, em Minas Gerais, e no centro-sul do Rio de Janeiro. De forma localizada, há possibilidade de volumes diários em torno de 100 milímetros (mm) em áreas do litoral de São Paulo e áreas de divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais, conforme mostra a figura 1.

Figura 1: mapa de chuva acumulada em 24 horas — entre as 21h (horário de Brasília) de sexta-feira (12) e as 21h (horário de Brasília) de hoje.

A partir de hoje, uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a convergência de umidade sobre o leste da Região Sudeste, padrão que vai se manter, pelo menos, até a próxima segunda-feira (15).

Nos próximos 5 dias, o modelo COSMO indica totais de chuva em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, podendo ficar em torno de 200 milímetros (mm), como mostram as áreas em rosa no mapa da figura 2. De forma localizada, pode chover até 300 mm.

Vale destacar que a orografia da região, com a presença das Serras do Mar e da Mantiqueira, pode reforçar a instabilidade, provocando transtornos em algumas localidades.

Figura 2: mapa de chuva acumulada para 5 dias — até as 21h (horário de Brasília) do dia 15/1.

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações desta previsão, bem como das emissões dos avisos meteorológicos especiais.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail