O Hamas libertou hoje o primeiro grupo de reféns. São 13 pessoas — crianças e mulheres — que já estão em território israelense. Entre troca, Israel soltou 39 prisioneiros palestinos. Dez tailandeses e um filipino também foram libertados, mas em negociações paralelas ao acordo entre Israel e Hamas.
A libertação dos primeiros reféns israelenses e prisioneiros palestinos faz parte do acordo entre Israel e o Hamas, coordenado pelo Catar e Estados Unidos, que também prevê quatro dias de trégua nos bombardeios.
O grupo de 13 reféns israelenses foi colocado em ambulâncias da Cruz Vermelha e seguiu a caminho de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. A saída foi feita pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito — é a mesma utilizada para a repatriação dos brasileiros.
O primeiro grupo de 39 presos palestinos começou a ser transferido de diferentes presídios na Cisjordânia para um centro penitenciário de Ramallah. Em seguida, eles foram finalmente libertados.
Uma sala de operações em Doha, no Catar, monitora o cessar-fogo e a libertação dos reféns. No local, há um linha de comunicação direta com Israel, com o escritório político do Hamas e com a Cruz Vermelha.
Também hoje pela manhã, com a trégua nos bombardeios israelenses, oito caminhões cruzaram a fronteira com o Egito para levar combustível e gás de cozinha para a Faixa de Gaza.
NEGOCIAÇÕES PARALELAS
Além dos 13 reféns israelenses, dez tailandeses e um filipino também deixaram a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah e estão no Egito. Eles foram libertados após negociações paralelas. Eles também foram para Israel e, de lá, seguirão para seus países.
LISTA DE REFÉNS E IDADES
Doron Katz-Asher, 34
Raz Asher, 4
Aviv Asher, 2
Daniel Aloni, 45
Amelia Aloni, 5
Ruth Munder, 78
Keren Monder, 54
Ohad Monder, 9
Adina Moshe, 72
Hanna Katzir, 76
Margalit Mozes, 77
Hanna Perry, 79
Yaffe Adar, 85
Deixe um comentário