ouça este conteúdo
|
readme
|
Por Luiz Almeida
Os brasileiros que atualmente aguardam repatriação nas cidades de Rafah e Khan Younis deverão deixar a Faixa de Gaza somente nesta quinta-feira (9). Anteriormente, a previsão era que o grupo cruzasse hoje a fronteira com o Egito. O Itamaraty, no entanto, ainda não confirma a data de partida.
“Os responsáveis dos países envolvidos na evacuação avisaram às nossas embaixadas que a saída será realizada na quinta-feira, e não amanhã [hoje]. Tudo o que foi programado para amanhã [hoje] cedo fica, então, adiado”, disse Alarjrami Ahmed, que está, junto com mais 17 brasileiros, em Rafah.
O esquema de repatriação do grupo prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza, com equipes de apoio e ônibus de prontidão. O Itamaraty já tem providenciado medicamentos e alimentação.
Após cruzarem a fronteira, os brasileiros seguirão até o aeroporto do Cairo, onde vão embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave atualmente já se encontra na capital do Egito.
Das 34 pessoas que aguardam repatriação, 24 são brasileiras e 7 são palestinas com Registro Nacional Migratório (RNM). Outros três integrantes são palestinos. O grupo é formado por 18 crianças, 10 mulheres e seis homens.
Divulgada hoje, a sexta lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza incluiu as seguintes nacionalidades: Alemanha (75), Canadá (40), Estados Unidos (100), Filipinas (107), Romênia (51), Ucrânia (228)
Relacionados
Ex-comandante da FAB fechou contratos com Airbus antes de assumir cargo na empresa
Filho do ex-comandante também atua em empresa com contratos milionários com a Aeronáutica
Plano de Trump de assumir controle de Gaza é proibido no direito internacional; entenda
Segundo especialistas, ideia do presidente dos EUA pode ser classificada como limpeza étnica
Palestinos começam a retornar para uma Gaza devastada
Maioria dos civis ficou desalojada durante os 15 meses de guerra