ICL Notícias

O jornalista Guga Noblat, do ICL Notícias, foi expulso nesta quarta-feira (11) da Câmara dos Deputados. Ele atribui ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a ordem para retirá-lo do local.

Guga estava nos corredores entrevistando deputados para o programa Rolê ICL. A ideia era simular um “amigo oculto” em que os parlamentares sorteavam nomes de personalidades da política e diziam qual presente dariam para cada uma delas.

A gravação transcorria normal até o momento em que Guga e o cinegrafista cruzaram com Lira. Logo depois, os seguranças foram acionados para tirar os dois da Câmara. A alegação é de que estavam com credencial desatualizada. No entanto, o pedido de nova credencial para o ICL Notícias foi feito há muito tempo e negado, sob argumento de que novos veículos de comunicação não seriam autorizados.

O quadro em que Guga vai ao Congresso entrevistar os parlamentares de forma bem humorada foi gravado várias vezes. Somente nesta ocasião, depois de cruzar com Arthur Lira, houve problema.

“Arthur Lira está se sentindo o dono do pedaço, mas acho que não percebeu que está acabando o prazo dele. Já já ele está fora da Câmara e não vai ter mais como perseguir jornalista”, disse Guga, ao ICL Notícias. “Eu estou claramente sendo alvo de perseguição do Lira, que hoje olhou no meu olho e quando me viu mandou os seguranças me atrapalharem. Não só me atrapalhou arrumando uma desculpa ridícula para me perseguir e cortar a minha credencial, como me atrapalhou hoje, mais uma vez, depois de cruzar comigo no Congresso. Lira tem algum problema comigo e com o ICL também”.

O jornalista lembra que em breve o deputado alagoano vai perder o poder que tem hoje, já que seu tempo como presidente da Casa está acabando.

“Acha que é muito poderoso, mas não é: Lira, está acabando seu tempo, daqui a pouco você será só um deputado, caminhando sem um monte de seguranças e gente te bajulando. Vai ter que responder as perguntas como qualquer político tem que fazer”, afirmou Guga.

No Rolê ICL, Guga Noblat entrevista políticos nos corredores do Congresso

No Rolê ICL, Guga Noblat entrevista políticos nos corredores do Congresso

Glauber Braga critica postura de Lira com o ICL

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) criticou o fato de de Arthur Lira não conceder credenciais para que Guga Noblat e o ICL Notícias possam fazer a cobertura jornalística na Câmara.

Ele também faz um paralelo com o episódio que o levou ao Conselho de Ética. “Eu expulsei da Cãmara uma pessoa que me provocou várias vezes, inclusive desrespeitando minha mãe, que estava muito doente e depois faleceu. Isso serviu de pretexto para Lira me perseguir e tentar cassar meu mandato. Já ele manda os seguranças expulsarem alguém que estava praticando jornalismo e fazendo uma provocação crítica e legítima”, comenta.

“Mas o que vale para Lira não vale para mim, porque não beijo a mão do rei”, diz Glauber.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail