ICL Notícias
Ivanir dos Santos

Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conselheiro Estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). Autor e idealizador da série Resistência Negra, da Globoplay.

Colunistas ICL

Hoje é o dia de Santo Reis

A Folia de Reis aviva as culturas e religiosidades que fazem parte da identidade brasileira
06/01/2025 | 11h02

Venho nos últimos anos me dedicando as pesquisas e ações sobre as experiências religiosas no Brasil. E posso dizer que, a meu ver, as expressões religiosas populares são os sustentáculos das religiosidades, das interações religiosas e dos encontros inter-religiosos.

Um dos bons exemplos para pensarmos sobre esses encontros e inteirações religiosas é a Folia de Reis, um dos maiores e tradicionais legado do catolicismo popular brasileiro.

Com rezas e canções embaladas por violões, sanfonas, fitas coloridas a Folia de Reis bate de porta em porta. Com reverência, cumprindo rituais e tradições que foram forjados pela cultura popular brasileira como um ato de resistência.

No Brasil, por influência da herança colonial, a festa chega com a presença portuguesa e rapidamente ganha feições e traços legitimamente brasileiros.

É importante pontuar que as festas religiosas populares mantêm viva a fé, as tradições e ritualidades dentro e, principalmente, fora dos espaços sagrados no Brasil.

A Folia de Reis, assim como outras festas populares, aviva as culturas e religiosidades que fazem parte da construção da identidade brasileira.

“Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis”.
(“A Festa do Santo Reis“, interpretado por Tim Maia, composição de Márcio Leonardo)

 

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail