ICL Notícias

Hospital de campanha contra a dengue inicia operações no Distrito Federal

Unidade tem capacidade para atender 600 pessoas e funciona 24 horas por dia
05/02/2024 | 18h36

O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira destinado ao tratamento de casos leves da dengue iniciou operações na manhã desta segunda-feira (5) no Distrito Federal. A unidade, localizada ao lado da UPA de Ceilândia, tem capacidade para atender 600 pessoas diariamente e funcionará 24 horas.

O hospital possui as especialidades de clínica geral e pediatria, além de uma tenda para hidratação. A unidade pode receber pacientes diagnosticados com dengue por até 24 horas. Para casos mais graves, haverá transferência para uma UPA.

EMERGÊNCIA

O Distrito Federal decretou estado de emergência devido ao crescimento dos casos. Desde o início do ano, já foram 45.064 registros.

De acordo com o governador Ibaneis Rocha, a Secretaria de Saúde notificou 11 mortes relacionadas à doença.

Ceilândia apresenta o maior número de casos — foram 7.069 notificações. Já em Sol Nascente/Pôr do Sol são 1.827 registros.

EPIDEMIA LOCAL

Durante a  abertura do Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue no último sábado (03), em Brasília, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, havia alertado sobre a situação da dengue ser mais preocupante neste momento em alguns municípios no Distrito Federal, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também no Paraná.

A ministra afirma que as concentrações nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, no entanto, caracteriza uma “epidemia a nível local”.

PREVENÇÃO

O Ministério da Saúde reforça algumas recomendações, incluindo o uso de repelentes, calças e camisas de mangas compridas para proteção das áreas do corpo e descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana. Outra recomendação é tampar caixas d’água, ralos e pias, entre outras medidas.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail