ouça este conteúdo
|
readme
|
Por Carolina Bataier — Brasil de Fato
Com 56,36% dos votos, Igor Normando (MDB) é o prefeito eleito em Belém (PA). O candidato Éder Mauro (PL) teve 43,64% dos votos. Brancos e nulos somaram 3,3% e as abstenções ficaram em 2%.
Normando, que estava em seu segundo mandato como deputado estadual no Pará, estreou na militância política aos 15 anos, pelo movimento estudantil, na direção da UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas).
Em 2008, foi vice-presidente dos Estudantes do Pará, e eleito dirigente da União Nacional dos Estudantes (Une). Naquele ano, ainda como estudante universitário, disputou as eleições para a Câmara Municipal de Belém, onde ingressou como suplente, aos 22 anos. Foi eleito vereador no município por mais duas vezes, em 2012 e 2016.
Nas eleições municipais de 2024, Normando teve apoio do governador Herder Barbalho (MDB) e apareceu em primeiro lugar nas pesquisas desde o primeiro turno, quando teve 44,89% dos votos.
O candidato não compareceu ao último debate, realizado na última sexta-feira (25), pela TV Liberal, afiliada da TV Globo. Ele assume a prefeitura, em 2025, com o desafio de preparar a cidade para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Belém enfrenta problemas ambientais urbanos graves, com menos de 3% do esgoto tratado, transbordamento dos canais que cortam os bairros da cidade e ineficiência da coleta e destinação do lixo.
Relacionados
Favela de palafitas recebe esgoto e entulhos de bairro nobre de Belém em obra da COP30
Vila da Barca é impactada por obras que atendem ao bairro rico do Reduto, onde apartamentos chegam a R$ 13 milhões
Satélites da Starlink avançam na educação no Amazonas e Pará
Governo do Amazonas renova contrato milionário com revendedora da Starlink, apesar de suspeita em acordo anterior
Policiais disfarçados prendem 13 pessoas colando em concurso público no Pará
Quadrilha cobrava valores de até R$ 10 mil de cada candidato para fornecer o gabarito das provas