Um dos piores incêndios da história da Califórnia já deixou 24 mortos e mais de 105 mil pessoas sob ordens de evacuação desde terça-feira (7). A área total queimada pelos incêndios de Palisades, Eaton e Hurst é de aproximadamente 156 km², de acordo com dados divulgados pelo Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire).
A cidade de Paris tem 103,6 km², o que significa que os incêndios queimaram uma área de terra maior do que a capital da França. O incêndio em Pacific Palisades, bairro de mansões com fachadas verdes, lojas de grife e cafés, sozinho tem aproximadamente 95 km², conforme a Cal Fire.
Enquanto isso, a previsão para a região mostra que os ventos Santa Ana podem agravar os incêndios que começaram a ser contidos. Os serviços metereológicos emitiram alertas de bandeira vermelha — “situação particularmente perigosa” — até quarta-feira (15) para o sul, para a região de Los Angeles e Ventura.
Na segunda-feira (13), os ventos podem ter rajadas que cheguem a velocidades entre 72 a 88 km/h. Nessas velocidades, cerca de oito milhões de pessoas seguem condições climáticas críticas de incêndio, segundo o Storm Prediction Center.

Ventos fortes podem voltar a causar incêndios em Los Angeles e Ventura (Foto: Redes sociais)
Esses ventos fortes se combinarão com o ar já muito seco, além da seca característica da estação, para agravar as condições dos bombeiros que lutam para conter os focos de incêndio iniciados na semana passada. Há chance de que o alerta de nível mais alto — incêndio “extremamente crítico” — seja emitido pelo centro de previsão para regiões do condado de Ventura na terça-feira (14).
Os bombeiros estão em um estágio crítico de sua batalha de quase uma semana contra os incêndios florestais do condado de Los Angeles que mataram pelo menos 24 pessoas, deixando dezenas de outras desaparecidas.

Foto de satélite mostra região de Los Angeles onde começaram os incêndios (Foto: Reprodução)
O incêndio Eaton arrassou Altadena, matando mais de uma dúzia de vizinhos — vários dos quais moravam na mesma rua. Equipes de combate a incêndio relatam progresso, mas autoridades dizem que a ameaça de incêndio permanecerá muito alta.
Vários incêndios menores estão totalmente contidos, há muito menos pessoas sob ordens de evacuação e avisos, e todas as escolas, exceto nove, no Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, reabrem na segunda-feira (13).
Causa de incêndios investigadas
- Danos: os incêndios de Eaton e Palisades são provavelmente o segundo e o quarto mais destrutivos da história da Califórnia, conforme o Cal Fire. Segundo o Corpo de Bombeiros de Los Angele, mais de cinco mil casas foram destruídas em Pacific Palisades.
- Mudanças climáticas: cientistas dizem que o aquecimento global está virando os dados a favor de incêndios mais severos.
- Possíveis causas: as agências de incêndio estão investigando se o equipamento elétrico da Edison contribuiu para o incêndio de Hurst. O incêndio foi relatado por volta das 22h10, horário local, segundo a Edison International.
- Ordens de retirada: cerca de 105 mil moradores continuam sob ordens de saída obrigatória. Se as condições climáticas e de incêndio permitirem, as autoridades começarão a tentar levar as pessoas das zonas de evacuação de volta para suas comunidades a partir de quinta-feira (16), afirmou o chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles.
Relacionados
Vídeos mostram vacas sendo arrastadas por enchente no RJ
Gravação foi feita no Parque Mambuca, um dos bairros atingidos pelas chuvas em Angra dos Reis (RJ)
Europa instrui cidadãos a terem kit de sobrevivência contra catástrofe climática
Em vídeo no Instagram, comissária europeia mostra itens essenciais em situação de desastre
Blocos se unem por ações preventivas para problemas climáticos em SP
Movimento pede distribuição de água e flexibilidade de horários