Um estudo clínico publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM) revelou que uma nova injeção semestral para profilaxia pré-exposição (PrEP) apresentou 96% de eficácia para reduzir as infecções por HIV. A pesquisa era da fase 3.
O trabalho, chamado Purpose-2, é o segundo a confirmar a alta eficácia do lenacapavir para prevenir a infecção por HIV. O lenacapavir é um medicamento injetável semestral, que atua como um inibidor de fusão capside, interferindo no capsídeo do HIV. O uso é injetável, duas vezes por ano.
Estudo
O novo estudo envolveu participantes de diferentes gêneros, incluindo homens cis e pessoas trans, além de mais etnias, sendo conduzido em 88 centros de pesquisa no Peru, Brasil, Argentina, México, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram a segurança e a eficácia do lenacapavir duas vezes ao ano para PrEP em comparação com Truvada, uma pílula muito comum utilizada para prevenção do HIV.
No total, o trabalho contou com 3.271 homens gays, bissexuais e outros homens cisgêneros, mulheres e homens transgêneros e pessoas não-binárias com 16 anos ou mais que fazem sexo com parceiros designados do sexo masculino no nascimento.
Segundo o estudo, o lenacapavir foi altamente eficaz na redução de infecções por HIV entre os participantes do estudo: 99,9% dos participantes não adquiriram o HIV no grupo do lenacapavir. Os resultados também demonstraram superioridade do lenacapavir semestral sobre o bHIV com redução de risco relativo de 96%.
A injeção administrada duas vezes ao ano foi 89% mais eficaz na redução de infecções por HIV do que o Truvada administrado uma vez ao dia.
Deixe um comentário