Por Lucas Leite
(Folhapress) — As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem abertas até o dia 6 de junho. Estudantes de todo o país terão esse período para garantir participação na principal porta de entrada para o Ensino Superior.
Na última sexta-feira (23), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas serão automaticamente pré-inscritos no Enem 2025.
Segundo o ministro, os dados desses estudantes já estarão previamente preenchidos no momento da inscrição. Com isso, o candidato deverá apenas confirmar a participação e escolher o idioma da prova de língua estrangeira, entre inglês ou espanhol.
Outra medida é o retorno da certificação do Ensino Médio pelo Enem, possibilidade que havia sido suspensa nas últimas edições. Com a retomada, candidatos que atingirem a nota mínima exigida poderão obter o diploma de conclusão do Ensino Médio por meio do exame.
A seguir, reunimos as respostas para algumas dúvidas em relação à inscrição do exame nacional:

Inscrições vão até o dia 06 de junho (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
O que é necessário fazer para se inscrever no ENEM 2025?
Para se inscrever no Enem 2025, o candidato deve seguir alguns passos. Primeiramente, o estudante deve acessar a página do participante, na Página do Participante, com uma conta Gov.br. Em seguida, o candidato deverá informar suas informações pessoais, como CPF, data de nascimento, e-mail válido, número de telefone e outros.
Após essa etapa, o site emitirá um boleto bancário, referente ao valor da taxa de inscrição de R$ 85.
Para pagar, o participante deverá realizar o pagamento do boleto em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou por Pix, a partir do QR code localizado no próprio boleto até a data de vencimento.
Lembre-se: A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição.
Quem tem o benefício da isenção da taxa de inscrição precisa de inscrever nesse período?
Sim. Os participantes que se cadastraram no pedido de isenção e foram beneficiados não estão inscritos automaticamente no Enem 2025. É necessário que o candidato efetive sua inscrição durante o período geral de inscrição, que termina às 23h59 do dia 6 de junho.
Quando será o Enem 2025?
Na maior parte do país, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. Somente em três cidades do Pará, Belém, Ananindeua e Marituba, as provas foram transferidas para 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e os candidatos terão cinco horas e 50 minutos para completar o exame. No segundo, os temas cobrados serão ligados a Ciências Humanas e Matemática, e os estudantes terão cinco horas.
Nesta edição, o Enem não sofrerá alterações no seu modelo de prova. Ou seja, o exame será composto por 180 questões de múltipla escolha, com 45 perguntas para cada área de conhecimento e a redação.
Ao todo, serão abordadas cinco áreas do conhecimento:
- Ciências da natureza: Biologia, Física e Química.
- Ciências humanas: Filosofia, Geografia, História, Sociologia.
- Linguagens: Português, Inglês ou Espanhol, Literatura, Arte, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Matemática.
- Redação.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
É, professor, também sobrou para o diretor e o coordenador
Pautadas por uma “Pedagogia da Métrica", Secretarias de Educação descem o sarrafo em geral
Diplomas universitários em papel deixam de ter validade legal com nova norma do MEC
Ministério da Educação (MEC) agora exige que diplomas de graduação sejam emitidos exclusivamente em versão digital, trazendo mais segurança e agilidade ao processo
Inscrições para bolsas do Prouni terminam nesta sexta (4); tire suas dúvidas
Programa oferece mais de 211 mil bolsas em instituições particulares para estudantes de baixa renda que participaram do Enem