A Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook, anunciou um aumento nas restrições em contas de adolescentes em suas redes sociais. A medida busca aumentar a proteção contra publicações consideradas danosas à saúde mental.
Segundo a empresa, conteúdos relacionados a suicídio, automutilação ou transtornos alimentares serão ocultados dos resultados de busca, e o jovem será redirecionado a serviços especializados de ajuda.
A medida ainda não tem data para começar a valer, mas deve ocorrer “nos próximos meses”, segundo a Meta. As contas de menores de idade registradas a partir desta terça (9), no entanto, já terão configurações mais rígidas.
A decisão de Meta é a primeira da empresa no sentido de mudar as restrições com mudanças significativas entre as contas de menores de idade e as de adultos. Nos Estados Unidos, a empresa é alvo de um processo, movido por mais de 40 estados, por prejuízos à “saúde mental dos jovens”. A ação foi ajuizada em 24 de outubro de 2023.
A Meta, no entanto, manifestou, em resposta ao processo na Justiça americana, decepção “de que os procuradores-gerais tenham escolhido esse caminho, em vez de trabalhar produtivamente com as empresas do setor para criar normas claras e adaptadas à idade dos inúmeros aplicativos usados por adolescentes”.
Em comunicado divulgado na última terça-feira (9), a Meta diz que “consulta constantemente especialistas em desenvolvimento de adolescentes, psicologia e saúde mental para ajudar a tornar as suas plataformas seguras e apropriadas para a idade dos adolescentes”.
Os usuários que são menores de idade receberão notificações da empresa para informar sobre a adoção das novas medidas. Os donos dos perfis terão a opção de ativas as configurações recomendadas.
Com informações da Folha de São Paulo
Relacionados
‘Influencers mirins’ atuam em Big Techs sem alvará judicial, exigido na TV
Legislação brasileira cobra autorização da Justiça para trabalho infantil artístico, como o realizado no teatro e na televisão
STF cobra manifestação da PGR sobre atuação de Big Techs em inquérito
Ministro Alexandre de Moraes quer posicionamento sobre recursos de Meta e X Brasil contra entrega direta de dados à PF
Moraes manda Meta e X enviarem à PF dados de contas de Allan dos Santos
Pedido foi da polícia, em investigações sobre fake news contra a jornalista Juliana Dal Piva