O Instituto Brasil–Israel (IBI) lançou nesta terça-feira, 16, a campanha #PenseAntesdeFalar, contra o preconceito no Brasil. Os filmes, com versões de 90 e 30 segundos, apresentam situações em que minorias são discriminadas, para expor e repudiar a opressão contra tais grupos no país.
A campanha aborda racismo, LGBTQIA+fobia, intolerância religiosa, islamofobia e antissemitismo. No filme, representantes dessas minorias exemplificam como essas agressões acontecem no dia a dia e fazem um chamado para a conscientização da população.
Participam da campanha o comunicador Ariel Nobre, o ator Diego Raymond, o rapper Zeus, a atriz Viviane Pasmanter, a cantora Assucena Assucena, a ativista Neon Cunha e Fatima Hage, estudante.
“O Brasil é um país que enfrenta dificuldades relevantes em desenvolver políticas públicas de combate ao discurso e à prática do ódio. Por isso, essa campanha se faz tão importante — ainda mais em um momento em que a atual conjuntura nos leva à reflexão”, explica Ruth Goldberg, presidente do Instituto Brasil-Israel.
Para Ariel Nobre, participante da campanha, é importante lutar para as próximas gerações poderem ser livres em suas respectivas identidades. “Pessoas antes de mim lutaram para que eu pudesse ser quem eu sou livremente e fazer o que eu faço. Seguirei lutando para que as próximas gerações tenham outros problemas”, afirma.
Relacionados
Jovem negro acusado de furtar o próprio carro pede justiça: ‘Lei é para seguir’
Gabriel da Silva Nascimento foi espancado e asfixiado por empresário, em Açailândia (MA), acusado injustamente de tentar furtar um carro do qual era dono
De férias no Brasil, soldados israelenses gravam vídeo desejando morte aos árabes
O Ministério Público da Bahia e a Polícia Federal foram acionados e investigam a ocorrência
Nós, os ‘tiranos da chamada diversidade’
Para desgosto de muita gente, continuaremos