Um levantamento realizado com a utilização da ferramenta de Inteligência Artificial do ChatGPT elencou as cinco carreiras mais promissoras em 2025. As áreas consideradas mais auspiciosas são impulsionadas pela digitalização, automação e necessidade de inovação sustentável.
A inteligência artificial (IA), segundo especialistas, pode ser uma grande aliada na definição dessas profissões. O levantamento foi feito pelo jornal La Nácion, da Argentina.
Carreiras em destaque
Engenharia de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
Uma das profissões destacadas pela IA é a dos engenheiros especializados em algoritmos, redes neurais e aprendizado. Esses profissionais serão essenciais para desenvolver sistemas cada vez mais sofisticados.
“Seu trabalho terá impacto em áreas como saúde, finanças e mobilidade, promovendo soluções personalizadas e otimizando processos complexos”, afirma a IA.
Análise e ciência de dados
Os analistas e cientistas de dados também estão em ascensão, pela capacidade de análise, interpretação e transformação de grandes volumes de informação. “Cientistas e analistas de dados ajudam as organizações a tomar decisões estratégicas básicas em padrões e especialização, permitindo que se antecipem às tendências do mercado e otimizem recursos”, diz o ChatGPT.
Cibersegurança e proteção de dados
Com o aumento dos riscos de ataques cibernéticos, esses profissionais também serão essenciais “para proteger informações sensíveis de empresas e governos, desenvolvendo sistemas de defesa robustos e respondendo rapidamente a possíveis vulnerabilidades”.
Energias renováveis e Engenharia Ambiental
Segundo a IA, a transição para um modelo energético sustentável gerará alta demanda por especialistas em energias limpas, gestão de resíduos e otimização de recursos naturais. “Esses profissionais serão fundamentais para projetar infraestruturas resilientes e reduzir o carbono global”.

Áreas mais promissoras são impulsionadas pela digitalização, automação e necessidade de inovação sustentável
Desenvolvimento de realidade aumentada e virtual
“O metaverso, a educação imersiva e as experiências digitais avançadas consolidarão a demanda por desenvolvedores de realidade aumentada e virtual. Esses especialistas criarão ambientes digitais interativos para entretenimento, treinamentos e colaboração remota, redefinindo a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia”, diz o ChatGPT.
Relacionados
Inteligência Artificial do X admite alcance maior para perfis de extrema direita
Grok, a ferramenta da plataforma de Elon Musk, afirma que "o algoritmo do X favorece contas de extrema direita"
IA detecta lesões cerebrais invisíveis em pacientes com epilepsia
Nova ferramenta auxilia no diagnóstico e planejamento cirúrgico de pacientes com displasia cortical focal
Uso da Inteligência Artificial cresce no Brasil, mas desigualdade de acesso persiste
Jovens impulsionam adoção da ferramenta, mas barreiras sociais limitam alcance