ICL Notícias
Internacional

TARIFAÇO INVESTIGADO

Trump e aliados teriam lucrado com medidas
10/04/2025 | 07h27
carregando áudio...
00:00 / 00:00
1x

Antes do aumento das ações, Trump disse que era um ‘ótimo momento para comprar’.

Após a grande alta nas ações dos EUA na quarta-feira, as postagens anteriores de Trump nas redes sociais sugerindo que era um bom momento para investir no mercado passaram a ser analisadas.

“Fiquem frios! Tudo vai dar certo. Os EUA serão maiores e melhores do que nunca!”, escreveu Trump no Truth Social logo após o início das negociações.

Menos de cinco minutos depois, Trump postou: “Este é um ótimo momento para comprar!! DJT.”

Várias horas depois, Trump anunciou sua pausa de 90 dias em suas tarifas “recíprocas”, fazendo com que o índice de referência S&P 500 e o Nasdaq Composite, de alta tecnologia, subissem 9,52% e 12,16%, respectivamente.

Entre outros críticos, vários legisladores democratas acusaram Trump de tentar enriquecer seus aliados, comparando suas ações ao uso de informações privilegiadas — a prática ilegal de negociar ações com base em informações não públicas sobre uma empresa.

“Estou pedindo uma investigação para saber se o presidente Trump manipulou o mercado para beneficiar seus doadores de Wall Street — enquanto os trabalhadores e as pequenas empresas pagavam o preço”, disse a senadora americana Elizabeth Warren.

“Será que Trump ajudou pessoas de dentro a lucrar com suas mudanças tarifárias? Parece corrupção.”

“Os investidores de classe média que venderam durante o caos perderam muito. Os insiders ganharam novamente”, disse Mike Levin, congressista democrata da Califórnia.

“Isso é manipulação de mercado para aumentar o lucro dele. Como isso é legal ou aceitável?”

Também o senador americano Adam Schiff, do Partido Democrata, pediu nesta quarta-feira (9) uma investigação do Congresso por possível “insider trading” relacionado à pausa na taxação extra de produtos de diversos países anunciada mais cedo pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

“Insider trading” é um termo usado no mercado para o ato de utilizar informações relevantes ainda não divulgadas para obter vantagens na negociação de ativos financeiros. O ato é considerado ilegal.

“‘Memecoins’ familiares e todo o resto não estão livres de investigação sobre ‘insider trading’ ou enriquecimento ilícito. Espero descobrir [se houve ilegalidade] em breve”, disse, Schiff à revista Time, em relação a criptomoedas e outros ativos que se valorizaram ao longo desta quarta-feira.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail