O Exército do Irã informou, neste sábado (14), a queda de um terceiro caça israelense F-35, provavelmente por defesas aéreas de fabricação iraniana. Segundo a TV estatal iraniana, o piloto foi capturado após ejetar sobre o oeste do país.
Com esta última queda, o Irã teria neutralizado três caças F-35 desde que Israel iniciou sua agressão na sexta-feira (13). Dos outros dois, acredita-se que um piloto tenha sido liquidado e outro também tenha sido capturado pelas forças iranianas. A informação é do jornal “Tehran Times”
As Forças de Defesa de Israel (FDI) negaram categoricamente as alegações. “Mídia iraniana falsa”, disse o Coronel Avichay Adraee, porta-voz das FDI, em árabe. “Essas notícias espalhadas pela mídia iraniana são completamente infundadas.”
Guerra entre Israel e Irã
Os dois países entraram em guerra depois que o governo israelense matou cerca de 100 civis, oficiais militares e cientistas nucleares em ataques a prédios residenciais em Teerã. O regime também atacou instalações nucleares iranianas e diversas bases militares em outras partes do país.
Em resposta, o Irã lançou cinco ondas de mísseis balísticos contra Israel, destruindo ou danificando mais de 150 instalações militares e de inteligência nos territórios ocupados. O Irã está mirando mais ativos israelenses com drones Kamikaze, com rodadas mais pesadas de ataques com mísseis previstos para as próximas horas.
O Exército israelense afirmou que dezenas de mísseis — alguns interceptados — foram disparados nas últimas salvas do Irã.

Irã lançou cinco ondas de mísseis balísticos contra Israel.
Segundo um jornalista da AFP, colunas de fumaça erguiam-se acima dos arranha-céus no centro de Tel Aviv, enquanto a Guarda Revolucionária do Irã dizia ter atacado dezenas de alvos em Israel.
O serviço dos bombeiros de Israel informou que suas equipes estavam respondendo às consequências dos ataques de mísseis iranianos, e trabalhando no resgate de pessoas presas em um edifício alto.
As equipes de resgate disseram que 34 pessoas ficaram feridas na região de Gush Dan, incluindo uma mulher que morreu posteriormente em decorrência dos ferimentos, de acordo com relatos da mídia israelense.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Uma guerra que não dá sinais de acabar
Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial no Brasil
Trump diz que ‘não tolerará’ que continue o julgamento por corrupção contra Netanyahu
Primeiro-ministro israelense é acusado de aceitar mais de 260 mil dólares em bens de luxo em troca de favores políticos
Irã pode voltar a enriquecer urânio em alguns meses, afirma agência da ONU
Para Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, danos às instalações iranianas não foram totais