O canoísta brasileiro Isaquias Queiroz, de 30 anos, conquistou a medalha de prata nos 1000 metros individual da categoria C1 nas Olimpíadas de Paris, na França, na manhã desta sexta-feira (9). A medalha de ouro foi de Martin Fuksa, da República Tcheca e o bronze foi para Serghei Tarnovschi, da Moldávia.
Com a conquista, Isaquias se tornou o segundo brasileiro com mais medalhas olímpicas na história, com cinco, empatado com os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. A ginasta Rebeca Andrade, com seis, é a maior medalhista brasileira. A medalha na canoagem é a 16ª do Brasil nesta edição de Jogos Olímpicos.
O atleta brasileiro subiu ao pódio em todas as edições de Jogos Olímpicos que participou. Isaquias também conquistou prata nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Na última Olimpíada, realizada em Tóquio, no Japão, em 2021, Isaquias Queiroz conquistou o ouro na prova dos 1000 metros individual da categoria C1.
Na competição, Isaquias fez uma prova de recuperação. O atleta brasileiro, nos 500 m de prova, chegou a ficar em quinto lugar. A recuperação do baiano se deu nos 250 metros, quando tirou mais de 10 metros de diferença para os rivais (Tarnovschi e Zakhar Petrov).
Isaquias conquistou a prata por 33 centésimos de vantagem sobre o moldavo Serghei Tarnovschi. O campeão, Martin Fuksa, estabeleceu a melhor marca da história das Olimpíadas com 3:43.16.
Classificação de Isaquias Queiroz

Na classificatória, Isaquias ficou em segundo lugar praticamente lado a lado do alemão Sebastian Brendel, que se classificou em primeiro lugar. (Foto: AFP)
Na classificatória, Isaquias ficou em segundo lugar praticamente lado a lado do alemão Sebastian Brendel, que se classificou em primeiro lugar. Os quatro melhores da semifinal disputada pelo brasileiro garantiram vaga para a disputa da final.
Wiktor Glazunow (Polônia) e Carlo Tacchini (Itália) foram os outros classificados na bateria do brasileiro. Já na outra bateria, avançaram Martin Fuksa (República Tcheca), Serghei Tarnovschi (Moldávia), Zakhar Petrov (Atletas Individuais Neutros) e Balazs Adolf (Hungria).
Na última quinta-feira (8), Isaquias viveu a frustração de ter ficado na última colocação do C2 500 m, em duplas, na final, ao lado de Jacky Godmann.
SAIBA MAIS:
Edival Pontes, o Netinho, conquista a medalha de bronze no taekwondo
Relacionados
Brasileiros invadem redes de jogadora espanhola que criticou seleção de futebol
Time de futebol feminino do Brasil passou pela Espanha e disputa o ouro com os EUA
Seleção de nado sincronizado repudia machismo da CazéTV
Para seleção brasileira de nado sincronizado, apresentador Guilherme Beltrão da CazéTV fez comentários desrespeitoso em transmissão de programa
Joanna Maranhão pede mais rigor do COI contra atletas que cometem abusos
A atleta Joanna Maranhão, coordenadora de entidade internacional, afirma que COI deve coibir atletas acusados de violência sexual