Considerado um dos mais difíceis do Brasil, o concurso para diplomatas do Itamaraty terá inscrição encerrada na próxima sexta-feira (26). O processo seletivo do Instituto Rio Branco oferece 50 vagas, com salário inicial de R$ 20,9 mil.
Podem participar graduados em qualquer curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Do total de vagas, 10 são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência.
As inscrições — até as 18h de 26 de julho — devem ser feitas pelo site do Cebraspe, banca responsável pelo concurso. A taxa é de R$ 229.
Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem pedir a isenção do pagamento.
Provas
As provas do concurso são divididas em duas fases. A primeira, com questões objetivas, está prevista para acontecer no dia 15 de setembro, em dois turnos: às 9h30 e às 15h, com duração de três horas cada.
A segunda fase é composta por provas escritas de língua portuguesa, história do Brasil, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito, além de redações, resumos, traduções de textos e questões discursivas. Estas devem ser realizadas nos dias 12, 13, 19 e 20 de outubro.
A primeira fase será realizada nas 27 capitais brasileiras, enquanto a segunda vai ocorrer nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase.
Itamaraty: carreira
Os aprovados no concurso devem iniciar a carreira como terceiro-secretário e são matriculados em um curso do Instituto Rio Branco.
Com o passar dos anos, o profissional pode receber promoções até chegar ao cargo mais alto, de embaixador.
O diplomata tem a função de representar o Brasil em reuniões internacionais, negociar acordos com outras nações e prestar assistência aos brasileiros no exterior.
SAIBA MAIS:
Agência Nacional de Mineração vai lançar edital para concurso com 220 vagas
Deixe um comentário