No ICL Notícias — 1ª Edição, o sócio-diretor da Quanti.Lab, Jairo Pimentel, analisou os dados do agregador de pesquisas do ICL, as tendências dos votos nas capitais e mostra como Jair Bolsonaro e o presidente Lula influenciam nas escolhas dos eleitores nos municípios.
De acordo com os dados registrados no agregador, há uma tendência de predomínio daqueles que não estão alinhados nem ao ex-presidente e nem a Lula.
É o caso das capitais em verde: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Piauí Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo.
Em segundo lugar, conforme Pimentel, há tendência de uma prevalência dos candidatos apoiados por Bolsonaro, sobretudo nos locais onde o ex-presidente se saiu melhor, como em Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraná e Santa Catarina.
Os candidatos apoiados por Lula no Rio de Janeiro e em Goiás, por outro lado, aparecem na frente — nas duas capitais, Bolsonaro venceu a eleição de 2022.
Jairo Pimentel também traz dados dos partidos para enfatizar que nem sempre o apoio do ex-presidente Bolsonaro e do presidente Lula define a aceitação popular.
“Basicamente, os partidos mais ligados ao Centrão — o PSD, União Brasil, MDB — são aqueles que estão na frente na disputa”, afirma Pimentel.
SAIBA MAIS:
ICL Notícias lança agregador de pesquisas das eleições municipais; veja primeiros resultados
Deixe um comentário