O juiz Gustavo Schwingel, da Comarca de Joinville, em Santa Catarina, decretou nesta sexta-feira (28) a prisão do deputado federal Zé Trovão (PL) por uma dívida referente à pensão alimentícia. A informação é do jornalista Marcelo Lula, do site SC em Pauta.
Na decisão, Schwingel destaca que a ordem de prisão tem duração de 30 dias. O magistrado argumenta ainda que em casos relacionado a um processo civil, não é possível ser aplicada a imunidade parlamentar.
Juiz: prazo de cinco dias
No despacho, o juiz dá um prazo de cinco dias para a parte reclamante — no caso, o filho que é representado na ação pela ex-esposa de Trovão, Jéssica da Costa Veiga — atualizar o valor devido para que seja expedido o mandado de prisão.
Dessa forma, Zé Trovão poderá ser preso a dívida não for quitada — o valor, no entanto, não foi revelado.
Defesas
Procurado, o advogado Ananias Cipriano, que defende a ex-esposa de Zé Trovão, se recusou a comentar a decisão judicial.
Já o deputado federal Zé Trovão se limitou a duvidar da legalidade da decisão de um juiz de primeiro grau. O parlamentar também negou qualquer dívida relativa à pensão alimentícia.
Consultados, juristas informaram que a imunidade parlamentar somente se aplica na esfera criminal. Como se trata de um processo civil — dívida relativa à pensão alimentícia –, o deputado está obrigado a cumprir a decisão judicial.
Relacionados
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Brasileiro-palestino morreu após desmaiar de fome em prisão de Israel
Circunstâncias da morte de Walid Khaled Abdallah, de 17 anos, em Meggido foram informadas por ONG
Advogada de homem perseguido por Zambelli diz que deputada tenta inverter narrativa
Dora Cavalcanti, que representa Luan Araújo, diz que deputada federal proferiu mentiras