ICL Notícias

Julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro será no dia 1º de abril

A entrada de um novo juiz era necessária para que o TRE começasse o julgamento de processos de cassação de registro ou perda de diploma
23/02/2024 | 05h49

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná agendou para 1º de abril o início do julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União–PR).

O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade tomará posse no dia 6 de março, completando a composição da corte que vai julgar o senador. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22).

Com isso, presidente do TRE–PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, marcou a data do julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) contra o senador.

A entrada de um novo juiz era necessária para o tribunal começar o julgamento dos processos de cassação de registro ou perda de diploma, como é o caso do senador. Moro, ex-juiz da operação Lava Jato, é alvo de ações protocoladas na Justiça Eleitoral pelo PT e pelo PL. Os dois partidos o acusam de abuso de poder econômico por supostos gastos irregulares na pré-campanha de 2022.

O nome de Sade já estava no radar do governo Lula e foi indicado pelo Palácio do Planalto em 7 de fevereiro, deixando pendente apenas a publicação da nomeação.

Natural de Curitiba, o novo juiz titular vai integrar uma das sete cadeiras de desembargadores do TRE–PR. O grupo é o responsável por julgar o destino político de Sergio Moro.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail