ICL Notícias
Internacional

‘Luta pela liberdade vai exigir muito trabalho’, diz Kamala, em primeira fala após derrota

Democrata falou para multidão na Universidade Howard, em Washington
06/11/2024 | 23h58

Kamala Harris reconheceu nesta quarta-feira (6) a vitória do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua primeira aparição pública desde o fechamento das urnas.

Diante de uma multidão de apoiadores, a vice-presidente discursou na Universidade Howard, sua alma mater, em Washington, onde ela escolheu acompanhar a apuração.

A vice-presidente afirmou que, mesmo com a derrota, “não irá desistir”. “Nunca vamos desistir da luta pela nossa democracia, pelo Estado de Direito, pela justiça igualitária e pela ideia sagrada de que cada um de nós, não importa quem somos ou de onde viemos, temos liberdades fundamentais e liberdades que devem ser respeitadas e apoiadas.”

“A luta pela liberdade vai exigir muito trabalho. Mas, como eu digo sempre: nós gostamos de trabalho duro. O trabalho duro é um bom trabalho, que pode trazer alegria. E a luta pelo nosso país sempre vale a pena”, acrescentou.

“Sei que muitas pessoas acham que estamos entrando em um período sombrio, mas, para o bem de todos nós, espero que não seja esse o caso”, disse Harris no encerramento de seu discurso. “Mas a questão é a seguinte, Estados Unidos: se for, vamos encher o céu com a luz de um bilhão de estrelas brilhantes. A luz… do otimismo, da fé, da verdade e do serviço. Que esse trabalho nos guie, mesmo diante de contratempos, em direção à extraordinária promessa dos Estados Unidos da América.”

“Meu coração hoje está repleto de gratidão, de confiança, que vocês depositaram em mim, e de amor pelo nosso país. Estou muito orgulhosa da corrida que fizemos e da maneira como a fizemos”, disse Kamala. “Sei que este não foi o resultado que nós imaginamos nem o resultado pelo qual lutamos, mas nós precisamos aceitá-lo”, continuou, com a voz embargada.

A democrata também defendeu a importância de “uma transferência pacífica de poder”.

kamala

Kamala cumprimentou Trump em uma ligação

A presidente emérita da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, o assessor da Casa Branca, Tom Perez, e a prefeita de Washington, Muriel Bowser, estavam entre os apoiadores de Kamala que foram à Universidade Howard nesta quarta-feira.

Mais cedo, Kamala cumprimentou seu adversário em uma ligação telefônica. Eles “concordaram com a necessidade de unir o país”, disse o porta-voz do presidente eleito republicano.

“O presidente Trump reconheceu a vice-presidente Harris por sua determinação, profissionalismo e perseverança durante toda a campanha”, acrescentou Steven Cheung sobre a candidata democrata.

Conforme Trump foi garantindo vantagem em estados decisivos, com vitórias na Carolina do Norte e na Geórgia, a candidata democrata desistiu de discursar durante a madrugada.

De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden ligou para Kamala para parabenizá-la por uma “campanha histórica”.

Ele também conversou com Trump, o parabenizou por sua vitória, “expressou seu compromisso de garantir uma transição tranquila e enfatizou a importância de trabalhar para unir o país”, disse o comunicado.

Biden planeja falar à nação sobre a eleição presidencial na quinta-feira, de acordo com a Casa Branca.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail