A Revista Fórum publicou, hoje, uma reportagem afirmando que laudo de áudios atribuídos ao general Augusto Heleno indicam que o militar agiu por um golpe contra a democracia brasileira.
O documento foi produzido por por acadêmicos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP), e segundo a publicação atestam que a voz é de Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
O conteúdo dos arquivos, de teor golpista, se disseminaram por redes bolsonaristas e prometiam uma ruptura política no país.
EXCLUSIVO: Laudo de áudios mostra que general Heleno agiu por golpe de Estado
OUÇA – Análise realizada por acadêmicos UFABC e da USP comprova que é do ex-chefe do GSI a voz que ameaça democracia e infla golpe no final do governo Bolsonaro
Leia: https://t.co/n26LkGeErQ pic.twitter.com/sZPODiTTsg
— Revista Fórum (@revistaforum) September 25, 2023
ALTO NÍVEL DE CONFIANÇA
O documento obtido pela Fórum diz que “as evidências indicam que os áudios PERTENCEM AO SUPOSTO AUTOR, com intervalo de confiança de 87%, em uma análise conclusiva de confirmação de sua autoria, visto o resultado estar acima de 85%”.
No primeiro áudio atribuído a Heleno, o general repete fake news conhecidas, segue com bravatas e ameaças explícitas, ataca Lula com ofensas e insiste que o petista não será empossado.
O segundo conteúdo indica um Heleno mais enfático, tratando de fraude eleitoral e acusa Lula de fraudes eleitorais. Também constam ameaças golpistas por meio das Forças Armadas, e complementa dizendo que “as coisas não estão bem e não vão sair bem como aqueles que pensam que ganharam”.
Deixe um comentário