ICL Notícias

Leandro Demori, sobre Americanas: Maior fraude da história do capitalismo brasileiro

"Esses caras eram os donos das Americanas, abriram mão do controle da empresa 11 meses antes de ser descoberta a fraude", disse Demori.
16/10/2023 | 06h39

No Desperta ICL, Leandro Demori comentou reportagem da Folha de São Paulo, de hoje, que revela detalhes do caso da fraude contábil das Lojas Americanas. A publicação revela que Sergio Rial, ex-CEO das Americanas, ligou para o empresário Carlos Alberto Sucupira informando sobre as “inconsistências contábeis”. Sucupira, ao depor à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), no dia 3 de maio, disse ter ficado “em choque”, “caindo para trás” com o relato de Rial.

Em 11 de janeiro, a empresa varejista divulgou um comunicado revelando o tamanho do rombo na companhia. As dívidas das Americanas passavam de R$ 40 bilhões, o que levou a empresa a recorrer a uma recuperação judicial.

“(É o) Maior rombo da história do mercado financeiro brasileiro. E, possivelmente, o maior rombo, a maior fraude da história do capitalismo brasileiro. Tudo bem que não vamos voltar la nas navegações. Mas século XX, capitalismo brasileiro, como agente conhece hoje, não tem nada parecido com esse negócio. De novo, o petrolão é quase uma mosca perto desse negócio. Esses caras eram os donos das Americanas, abriram mão do controle da empresa 11 meses antes de ser descoberta a fraude. Fizeram um movimento muito incomum. Abriram mão de graça (…).  Isso não acontece, gente. Raríssimos casos. Abriram mão de graça, ficaram como acionistas de referência, não sabiam de nada. Quem investigou, não indiciou. Então, eles têm, agora, o selo de pessoa não corrupta.”, afirmou Demori.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail