O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), pediu desculpas pela declaração desastrada em que associou as doações ao Rio Grande do Sul a um possível impacto negativo no comércio local.
Em entrevista à rádio BandNews, Leite disse que o “reerguimento desse comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país”.
A fala logo viralizou nas redes sociais, obrigado o governador a recuar. Leia o pedido de desculpas abaixo e também o vídeo postado pela equipe do governador na rede social X:
“Devo um esclarecimento por uma declaração que dei ontem. Antes de mais nada, o meu agradecimento a todos pela gigantesca mobilização e solidariedade em favor do povo gaúcho. Em nenhum momento tive a menor intenção de desprezar as inúmeras doações que o Brasil e o mundo estão fazendo para ajudar o nosso Rio Grande e a nossa reconstrução.
Peço que entendam, entre tantas preocupações que a tragédia nos traz, está também a situação dos nossos pequenos comerciantes, aqueles que tinha uma lojinha, um pequeno armazém, um bazar, e perderam tudo. E também aqueles que não perderam, mas que viram a sua atividade despencar pela situação que a gente está vivendo aqui no nosso estado.
Ao falar sobre essa situação, acabei misturando com a questão das doações. O impacto nos comércios locais vai ser preocupação para outro momento, e não durante essa onda de solidariedade que está nos abraçando.
O nosso desafio enquanto governo é o de lidar com essa complexa logística com relação às inúmeras doações que não param de chegar, fazendo com que elas cheguem, de fato, a quem mais precisa. E também a de encontrar mecanismos para ajudar os comerciantes locais a se reerguerem.
Por favor, compreendam: as últimas semanas foram brutais para todos nós, e ninguém, ninguém está livre de errar. Portanto, o meu mais sincero pedido de desculpas pela confusão que possa ter causado no entendimento de algumas pessoas. Quero desejar a todos vocês um bom dia, e vamos focar no que mais importante, que é ajudar o Rio Grande do Sul a se reconstruir o mais rápido possível”.
ESCLARECIMENTO E PEDIDO DE DESCULPAS. pic.twitter.com/SD2qeuUja0
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 15, 2024
Leia também
Relacionados
‘Cidade de data centers’ no RS pode gastar mais energia que 40 milhões de pessoas
Maior complexo de infraestrutura digital da América Latina deverá ser erguido em município devastado pela inundação
Vereadora bolsonarista no RS chama morte do papa de ‘limpeza espiritual’
Vereadora Mariana Lescano (Progressistas), da cidade de Porto Alegre, fez ataques ao Papa Francisco
Audiência pública sobre ‘Dia do Estado Laico’ lota Câmara de São Leopoldo (RS)
Audiência foi realizada a pedido da vereadora Karina Camillo (PT), em parceria com o Movimento Brasil Laico