Por Aléxia Sousa
(Folhapress) — O ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) foi eleito prefeito de Porto Velho, capital de Rondônia, neste domingo (27) em segundo turno. Ele venceu a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil), apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com 99,07% das urnas apuradas, o ex-deputado obteve 56,22% dos votos válidos, ante 43,78% de Carvalho, segundo o TSE.
Para projetar a vitória de um candidato, o Datafolha acompanha os dados da apuração divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, por meio de um sistema próprio, faz a projeção do resultado considerando o peso que cada zona eleitoral tem em relação ao total de eleitores de cada cidade.
Quando há um número razoável de votos apurados em todas as zonas eleitorais, poderá ser possível estimar que um candidato não pode mais ser ultrapassado, e, portanto, projetar sua vitória.
Léo Moraes obteve 25,65% dos votos válidos no primeiro turno, atrás da candidata bolsonarista, que terminou a primeira etapa com 44,53% dos votos válidos.
Ao contrário da ex-deputada federal, Léo Moraes não recebeu apoio de candidatos derrotados no primeiro turno. No entanto, ele recebeu o suporte de membros do PT de Rondônia, incluindo Sid Orleans, superintendente do Ministério da Saúde, e o ex-prefeito Roberto Sobrinho, que fizeram campanhas em redes sociais.
O vice-presidente estadual do PT, Edson Silveira, também manifestou confiança na vitória de Léo.
Entre suas principais promessas, o prefeito eleito pretende modernizar a infraestrutura da saúde municipal, construir um centro integrado que reunirá diversos serviços de atendimento à mulher e expandir a oferta de escolas municipais em tempo integral. Também pretende implementar melhorias no saneamento básico.
Além do ex-presidente Bolsonaro, Mariana teve apoio do governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB).
Quem é Léo Moraes, prefeito eleito em Porto Velho
Léo Moraes tem 40 anos, é casado, formado em direito e declara ao TSE a ocupação de pecuarista.
Ingressou na política como vereador de Porto Velho em 2012. Ele não chegou a completar o mandato, já que em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2018, avançou para a Câmara dos Deputados.
Nas eleições de 2016, Léo Moraes concorreu à Prefeitura de Porto Velho e chegou ao segundo turno com quase 60 mil votos, mas não venceu. Em 2018, foi eleito deputado federal com mais de 69 mil votos.
Moraes concorreu ao governo do estado em 2022, mas perdeu para o atual governador Marcos Rocha (União Brasil).
SAIBA MAIS:
Igor Normando (MDB) é eleito em Belém (PA), com 56,3% dos votos
Deixe um comentário