O Centrão e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) conquistaram nova vitória. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de anunciar o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes na Presdiência da Caixa Econômica Federal (CEF). Ele ocupará o lugar de Rita Serrano, que desde janeiro estava à frente da instituição.
A decisão foi tomada hoje após uma reunião entre o presidente Lula e a própria Rita Serrano. A troca no comando da CEF ocorre após forte pressão do Centrão e do próprio Arthur Lira. Ambos condicionavam maior apoio ao governo federal no Congresso com a mudança na direção do banco.
Em nota, a Presidência da República informou que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”.
Segundo a nota, “o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, dará continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”.
Carlos Vieira é servidor de carreira da CEF e economista de formação. Com vasta experiência na área financeira, Fernandes ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na época, o titular da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Arthur Lira.
Relacionados
Com Lira relator, PP quer elevar para R$ 150 mil a faixa que terá cobrança maior de IR
Arthur Lira ficou com a relatoria e Rubens Pereira Júnior presidirá a Comissão Especial
Glauber diz que processo de cassação é farsa articulada por Lira e que resistirá até o fim
Deputado do PSOL afirma que relator ignorou a defesa, acusa o Novo de servir como instrumento de Lira e promete judicializar se for cassado
A Caixa e a mácula do bolsonarismo
Justiça precisa dar resposta para denúncias de assédio sexual contra ex-presidente do banco