ICL Notícias

Lula chora na COP28 ao passar palavra a Marina e diz que floresta veio falar por si só

"É justo que, para falar da floresta, em vez de falar um presidente que não é do estado da floresta, a gente ouvi-la", disse o presidente
2 de dezembro de 2023

O presidente Lula quebrou o protocolo ao passar a palavra para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante discurso no evento “Florestas: Protegendo a Natureza para o Clima, Vidas e Subsistência”, que ocorre neste sábado (2/12),  Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28.

Com voz embargada, Lula disse que tinha um discurso pronto, mas achava ser mais adequado que uma pessoa “que nasceu na floresta” falasse naquele momento. “Foram 28 edições da COP para que a floresta viesse falar por si só. Eu não poderia utilizar a palavra se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos. E eu acho que é justo que, para falar da floresta, em vez de falar um presidente que não é do estado da floresta, a gente ouvi-la”, afirmou Lula.

Antes de passar a palavra, Lula aproveitou o espaço para mais uma vez cobrar os países ricos investimentos aos que estão em desenvolvimento para o combate ao desmatamento. “Não basta evitar desmatamento, é preciso cuidar das florestas, das pessoas que moram na floresta. Isso custa muito dinheiro e os países ricos têm que ajudar a pagar”, disse.

 

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail